Mapeio cultural e Reapropriação do Espaço: Exemplos em um Contexto Urbano Espanhol

Autores

  • Isabel Verdet Peris Universidade de Deusto
  • Fernando Bayón Martín Universidade de Deusto

Palavras-chave:

mapeio cultural, espaço urbano, cidade, reapropriação, Espanha

Resumo

Este artigo observa a atual proliferação de práticas de mapeio cultural que são desenvolvidas no espaço urbano e combina elementos da teoria espacial e da prática social para indicar as diferentes maneiras em que estes mapeios contribuem na reapropriação desse espaço. Com este objetivo, em primeiro lugar, propõe-se um marco conceitual que gira em torno da ideia de Henri Lefebvre sobre produção do espaço. Em segundo lugar, faz-se um breve resumo sobre o uso da literatura do conceito “mapeio cultural” e identificam-se três áreas principais onde este conceito desenvolve-se: no âmbito das políticas e das gestões culturais, na expressão artística e na cartografia crítica. Na terceira parte do artigo, argumenta-se que o potencial para a reapropriação do espaço urbano – através da reivindicação da cotidianidade, da revelação de narrações ocultas e da construção de novos imaginários – atravessa estes três tipos de mapeio. Para ilustrar esta ideia, recorre-se a iniciativas concretas desenvolvidas nos espaços urbanos espanhóis. Finalmente, esboçam-se algumas conclusões e assinalam-se algumas limitações, tanto deste trabalho como dos processos de mapeio em sua função de reapropriação do espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Verdet Peris, Universidade de Deusto

Doutoranda em Lazer, Cultura e Comunicação para o Desenvolvimento Humano; Instituto de Estudos do Lazer; Universidade de Deusto; Bilbao Espanha.

Fernando Bayón Martín, Universidade de Deusto

Pesquisador, Doutor; Instituto de Estudos do Lazer; Universidade de Deusto; Bilbao; Espanha.

Publicado

2017-12-11

Como Citar

VERDET PERIS, I.; BAYÓN MARTÍN, F. Mapeio cultural e Reapropriação do Espaço: Exemplos em um Contexto Urbano Espanhol. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 21, 2017. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2017.2.Martin. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Diálogos nas Fronteiras