Mapas Oficiais e Cartografias do Cotidiano: Tensionamentos das experiências no espaço

Autores

  • Camila Benezath Rodrigues Ferraz Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

mapas oficiais, cartografia do cotidiano, metodologia

Resumo

O mundo pode ser representado em ponto, linha e polígono? Mapas são espelhos do mundo? O artigo apresenta estes questionamentos para discutir formas de aproximações com o espaço urbano em sua complexidade. Para tanto, tensionamos os conceitos de cartografia em suas duas vertentes: enquanto disciplina que normatiza a produção de mapas oficiais e enquanto processo metodológico da experiência na cidade. A primeira vertente se apoia na ciência moderna para produção de mapas aparentemente imparciais. Isto esconde que mapas são necessariamente representações generalizadas e reduções da complexidade do espaço. A segunda vertente se aproxima da ideia de rizoma. Neste sentido, a cartografia enquanto processo metodológico é aberta para outras entradas, combinações e desdobramentos. Chamamos de cartografias do cotidiano, quando este processo se volta para as práticas cotidianas. Levantamos ainda a possibilidade do uso de sites e aplicativos de geovisualização e geocolaboração como diários de bordo virtuais. Esta prática é adequada apenas quando considerada como ferramenta e não como produto final e poderia ser uma tática desviacionista, ao se apropriar de técnicas usadas pela estratégia de produção de mapas oficiais para construção de outros olhares sobre a cidade, para além de estigmas difundidos pelos mapas oficiais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Benezath Rodrigues Ferraz, Universidade Federal da Bahia

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa - UFV; Especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas; Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e Arquiteta da Prefeitura Municipal de Vitória - PMV.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

BENEZATH RODRIGUES FERRAZ, C. Mapas Oficiais e Cartografias do Cotidiano: Tensionamentos das experiências no espaço. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 14, 2017. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2017.2.Benezath. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Diálogos nas Fronteiras