Habitação Social e a Operação Urbana Consorciada em São Paulo
Palavras-chave:
Operação Urbana Consorciada, Habitação de Interesse Social, Politicas PúblicasResumo
No município de São Paulo, as Operações Urbanas Consorciadas se constituem em um instrumento urbanístico utilizado anteriormente à aprovação do Estatuto da Cidade, como reposta à demanda de políticas públicas no processo de reconstrução de novas bases espaciais de produção. Este artigo é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado e tem o objetivo de apresentar uma avaliação do impacto do instrumento urbanístico Operação Urbana Consorciada no município de São Paulo no que diz respeito às melhorias sociais e ao programa de atendimento econômico e social para a população diretamente afetada, com ênfase na implantação da Habitação de Interesse Social. A análise se deu por meio do estudo de caso da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, a partir da relação entre os dados de arrecadação e a implantação de habitação social, bem como a quantidade de famílias atendidas. Os resultados indicam um impacto pouco expressivo na implantação de habitação social e no sentido do legítimo direito à cidade, mediante a grandiosidade das vantagens adquiridas pelo mercado imobiliário e dos altos recursos destinados para as obras viárias. Ao mesmo tempo, remete à necessidade de alterações na aplicação do instrumento quanto às prioridades, inclusive de maior atenção na construção de equipamentos urbanos e de possibilidades reais para a permanência da população no local.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.