Análise dos Efeitos Visuais e Não Visuais da Iluminação Natural: Benefícios e Estratégias

Autores

  • Gandhi Escajadillo Toledo Faculdade Integrada AVM, Universidade Ricardo Palma
  • Oscar Aníbal Fernandez Cardenas Universidade Ricardo Palma. Instituto de Habitação, Urbanismo, e Desenvolvimento Sostenível (IVUDS)

Palavras-chave:

Iluminação natural, aspectos visuais e não visuais, estratégias de iluminação

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar a relação da iluminação natural com os benefícios visuais e não visuais trazidos aos usuários, analisando fatores e estratégias que podem ser aplicadas para atingir estes benefícios. A luz induz tanto respostas visuais como respostas não visuais, e desta forma as pesquisas a ela relacionadas deveriam abordar e dar mais atenção para questões que transcendam aspectos relativos ao desempenho, como a percepção do usuário e a influência sobre a saúde dos homens.

Como estratégias para melhorar o conforto visual, sistemas mais eficientes como os sistemas avançados de iluminação natural podem ser usados, estes sistemas reduzem os efeitos negativos da iluminação e maximizam os aspectos positivos. Devido ao impacto importante das respostas não-visuais sobre o bem-estar e a saúde das pessoas, as pesquisas onde sejam desenvolvidos mais modelos que permitam aos projetistas e especialistas de iluminação prever estes impactos devem aumentar. Estes fatores deveriam ser considerados desde a etapa inicial do projeto, com a mesma importância que tem alcançar o desempenho luminoso.

As pesquisas e trabalhos sobre os impactos e efeitos da iluminação natural devem ser desenvolvidos de forma interdisciplinar, por pesquisadores das áreas que estudem os diversos elementos envolvidos na iluminação. A iluminação natural influencia significativamente os aspectos psicológicos, físicos e fisiológicos do ser humano e garante o bem-estar humano e o conforto visual, ao mesmo tempo que com sua adequada aplicação é alcançado um bom desempenho luminoso e a economia energética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gandhi Escajadillo Toledo, Faculdade Integrada AVM, Universidade Ricardo Palma

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nacional Federico Villarreal (2010). Mestre em
Design pelo PPGDesign - Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná. Possui Pós-Graduação em Gestão de Edificações Sustentáveis pela AVM Faculdade integrada. Tem experiência na área de atuação de Arquitetura e Construção Civil. Atua como pesquisadora nas áreas de construções sustentáveis, materiais e tecnologias
eficientes, eficiência energética e Bioarquitetura. Participa como colaboradora externa e professora do
IVUDS (Instituto de Habitação, Urbanismo e Desenvolvimento Sustentável) da Universidade Ricardo Palma.

Oscar Aníbal Fernandez Cardenas, Universidade Ricardo Palma. Instituto de Habitação, Urbanismo, e Desenvolvimento Sostenível (IVUDS)

Formado em Arquitetura e Urbanismo, mestre em  Arquitetura, na área de Assentamentos Humanos (Universidade Nacional de Ingenieria). Doutor em Gestão  Ambiental e Desenvolvimento  Sostenível (Universidad Federico Villarreal). Gestor e colaborador de diversas empresas, nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Ordenamento do Território. Professor Principal da Faculdade de Arquitetura da Universidade Ricardo Palma. Ex-Decano do Colégio de Arquitetos de Lima. Pesquisador na área de problemática urbana atual.  Diretor do Instituto de Habitação, Urbanismo, e Desenvolvimento Sostenível (Universidade Ricardo Palma, Lima).

Downloads

Publicado

2016-02-14

Como Citar

TOLEDO, G. E.; CARDENAS, O. A. F. Análise dos Efeitos Visuais e Não Visuais da Iluminação Natural: Benefícios e Estratégias. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 17, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2015.2.Toledo. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos