Avenida Vera Cruz: Estudos de Etnografia de Rua em Goiânia

Autores

  • Camila Arantes de Melo Universidade Federal de Goiás
  • Eline Maria de Moura Pereira Caixeta Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Urbanismo, Jardim Guanabara, Avenida Vera Cruz, Etnografia, Goiânia

Resumo

A Avenida Vera Cruz via estruturante do Jardim Guanabara, localizado na Região Norte de Goiânia, funciona atualmente como reorganizadora do fluxo de veículos que se deslocam para Nerópolis, Anápolis e Brasília, caracterizando-se por uma multiplicidade de atividades e serviços prestados à comunidade.Em função da importância de se compreender o processo de evolução da Região em questão, e em especial da Avenida Vera Cruz, o artigo busca analisar as modificações de uso que a via sofreu a partir da conexão com grandes eixos rodoviários, o impacto disso no meio urbano e na apropriação do espaço público pelos usuários, assim como as práticas culturais presentes no local e sua relação com a construção do espaço e da paisagem urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Arantes de Melo, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo no Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade da Universidade Federal de Goiás. Linha de pesquisa: história e teoria da arquitetura e do urbanismo. 

Eline Maria de Moura Pereira Caixeta, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História da Arquitetura e da Cidade pela Universitat Politecnica de Catalunya (ETSAB/ UPC), professora na graduação e pós-graduação - Curso de Arquitetura e Urbanismo e Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2016-02-14

Como Citar

MELO, C. A. de; CAIXETA, E. M. de M. P. Avenida Vera Cruz: Estudos de Etnografia de Rua em Goiânia. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 21, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2015.2.Melo. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos