Jeitinho Brasileiro Versus Guanxi Chinês Investigando suas Influências Informais para Negócios Internacionais
Palavras-chave:
Gestão transcultural. Influência informal. Corrupção. Negócios internacionais. Jeitinho brasileiro.Resumo
O jeitinho brasileiro e o guanxi chinês são considerados formas indígenas de influência informal. O primeiro pode ser descrito como táticas de comportamento no sentido de resolver problemas sociais. O último é genericamente descrito como sendo o alcance de objetivos mediante a utilização de redes sociais. Estes processos de influência foram escolhidos porque são comumente usados nas negociações comerciais no Brasil e na China. Assim, compreender suas peculiaridades é fundamental para a gestão de organizações inseridas em negócios com estas duas culturas. Para tanto, procura-se determinar se estes processos são de influências diferentes, uma vez que é possível que um processo dito ser originário de um contexto cultural particular, também possa ser encontrado em outro lugar. Para investigar a singularidade e as relações entre eles, foram conduzidos dois estudos. Neles, os participantes avaliaram representatividade, tipicidade e positividade de cenários sociais, além de responderem ao questionário de valores pessoais (PVQ-21) e a uma escala de atitude em relação à corrupção. Os dados foram analisados por testes de diferenças entre médias e regressões hierárquicas, separadamente para cada país, e os resultados apresentados por amostra. Foram duas amostras: uma amostra de estudantes universitários, com 266 brasileiros e 220 chineses; e uma amostra de gestores, com 101 chineses de Cingapura e 246 brasileiros. Os resultados para o Brasil foram significativamente maiores para os valores de Conservação e Auto-transcendência, quando comparado com a China. Os respondentes chineses perceberam os cenários guanxi como mais típicos quanto ao que acontece na China do que os cenários do jeitinho, e houve um padrão inverso para os respondentes brasileiros. Embora os brasileiros tenham avaliado o jeitinho menos positivamente do que os chineses avaliaram o guanxi, os brasileiros não perceberam o jeitinho como mais positivo que o guanxi. Para a amostra de gestores, observou-se que os brasileiros tiveram uma pontuação significativamente menor em atitudes frente à corrupção nos negócios quando comparados com os gestores chineses. Regressões hierárquicas sugerem que a positividade está associada à corrupção nos negócios para cada respectivo tipo de cenários por nação.
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