A influência dos valores organizacionais na percepção de suporte organizacional a partir da concepção dos colaboradores do setor bancário

Autores

  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria
  • Tais de Andrade Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

valores organizacionais, suporte organizacional, setor bancário, percepção dos colaboradores, pesquisa survey.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender a influência dos valores organizacionais na percepção de suporte organizacional, sob a perspectiva dos colaboradores do setor bancário público e privado. Para o alcance deste objetivo, partiu-se de duas perspectivas teóricas. A primeira refere-se à abordagem defendida por Oliveira e Tamayo (2004) de que os valores organizacionais influenciam o comportamento dos indivíduos e orientam a vida da organização, atuando como elementos integradores compartilhados por seus membros. A segunda está associada ao suporte organizacional, relacionado às crenças globais desenvolvidas pelo colaborador sobre a extensão em que a organização valoriza as suas contribuições e cuida do seu bem-estar, conforme a abordagem de Eisenberger et al. (1986). Visando atingir o objetivo do estudo, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo do tipo survey, para o levantamento e análise dos resultados. O instrumento preenchido por 332 colaboradores do setor bancário foi baseado no Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) de Oliveira e Tamayo (2004) e Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) desenvolvida por Eisenberger et al. (1986) e validada no contexto brasileiro por Siqueira (1995). Os principais resultados encontrados expõem que os valores organizacionais prioritários das instituições bancárias, segundo a percepção dos colaboradores, foram o Domínio e o Prestígio, enquanto os valores Bem-estar, Autonomia e Realização ocuparam lugares inferiores na hierarquia. Em relação ao suporte organizacional este apresentou nível moderado de incidência. Ainda, a análise de regressão múltipla revelou que os valores organizacionais exercem influência na percepção do suporte organizacional. O modelo de regressão indicou que a variável dependente Suporte Organizacional foi explicada em 70,2% pelos fatores Autonomia e Realização, Domínio e Bem-estar. Assim, identificou-se que os valores organizacionais exercem influência sobre a percepção de suporte social no trabalho, corroborando os pressupostos teóricos defendidos por Goodwin, Costa e Adonu (2004) e Giles (2003). Do ponto de vista de sua aplicação, o presente estudo identificou como as prioridades da organização estão sendo percebias pelos indivíduos, fornecendo valiosas informações que podem contribuir para o planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento, o bem-estar e a satisfação dos colaboradores do setor bancário.

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Biografia do Autor

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Adminstrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Tais de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Adminstração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Departamento de Ciências Adminstrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2012-03-30