Empoderamento Feminino através de Inovação Social em Empresas Sociais Indígenas

  • Mario Vazquez Maguirre Universidad de Monterrey
  • Gloria Camacho Ruelas Tecnológico de Monterrey
  • Consuelo Garcia de la Torre EGADE Business School
Palavras-chave: Empresa social. Empoderamento feminino. Igualdade de género. Desenvolvimento local. Inovação social.

Resumo

Objetivo: Explorar os mecanismos que permitam a capacitação das mulheres em uma empresa social e como elas impulsionam o desenvolvimento local em uma comunidade indígena Zapoteca, o terceiro maior grupo étnico no México.

Originalidade/Lacuna Relevância Implicações: Este artigo contribui para a extensão da literatura em empreendimento social a partir de uma perspectiva de gênero explorando os mecanismos que permitem às mulheres prosperar em comunidades indígenas com altos níveis de marginalização.

Principais aspectos metodológicos: Este artigo segue uma metodologia de estudo de caso, aproximação indutiva e método qualitativo através de 70 entrevistas em profundidade.

Síntese dos principais resultados: Apesar que a prevalência de uma cultura machista tem inibido o fortalecimento democrático e político das mulheres, mecanismos tais como segurança do trabalho, microcréditos de baixo custo e políticas de igualdade de género têm impulsionado o seu empoderamento econômico.

Principais considerações/conclusões: A criação do mecanismos de empoderamento na empresa social tem permitido a toda a comunidade Zapoteca prosperar e aumentar o seu nível de bem-estar. As mulheres têm se beneficiado particularmente pela oportunidade que deu à organização de trabalhar e empreender, empoderando-lhes para criar novos negócios, entretanto mudam a cultura dominante por uma sociedade mais igualitária. O aumento nos controles de as suas fontes de rendimento tem promovido a participação das mulheres em questões de política e de gestão, e tem inspirado mais mulheres trabalhar na empresa social.

Biografia do Autor

Mario Vazquez Maguirre, Universidad de Monterrey

Professor and reasearcher, department of business at UDEM 

Gloria Camacho Ruelas, Tecnológico de Monterrey
Professor and researcher
Consuelo Garcia de la Torre, EGADE Business School
Professor and researcher
Publicado
2017-01-18