Genealogia da Prática e suas Implicações para a Estratégia como Prática

Autores

  • Everton Rodrigues da Silva CEPEAD/Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves CEPEAD/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Prática. Teoria da prática. Estratégia como prática. Agência. Ontologia organizacional.

Resumo

Objetivo: Mapear os princípios convergentes das diversas teorias da prática e apresentar suas implicações para a agenda de pesquisa da estratégia como prática.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: O programa de pesquisa de estratégia como prática (S-as-P, em inglês) é um herdeiro intelectual dos estudos baseados em práticas presentes na teoria social contemporânea. Estudiosos do campo reforçam a importância de uma aplicação autoconsciente da teoria da prática, ambição que passa por uma fidelidade à noção de prática. Diante desse quadro, a contribuição do trabalho está em (i) possibilitar uma primeira aproximação com os pressupostos filosóficos da teoria da prática; (ii) servir como base para um exame aprofundado da agenda de pesquisa da S-as-P; (iii) servir como inspiração para que acadêmicos se preocupem com os conceitos fundamentais de suas pesquisas.

Principais aspectos metodológicos: Trata-se de um ensaio teórico elaborado a partir de uma revisão sistemática da literatura.

Síntese dos principais resultados: Revisão de conceitos críticos para a S-as-P (p. ex.: noções de realidade social/organizacional, de prática, agência, estratégia e articulação desses conceitos com visões influentes no campo da estratégia), evidenciando seus aspectos singulares – frente às abordagens processuais em estratégia e às perspectivas teóricas anteriores nas ciências sociais que utilizam o vocábulo prática – e, dessa forma, estimulando a realização de pesquisas de inspiração etnográfica, cartográfica ou similares.

Principais considerações/conclusões: O esforço realizado é uma tentativa de trazer à tona os pressupostos que orientam a virada da prática, evitando a reprodução de modelos teóricos, sem que se compreenda os princípios sobre os quais foram elaborados.

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Biografia do Autor

Everton Rodrigues da Silva, CEPEAD/Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração - CEPEAD/UFMG

Carlos Alberto Gonçalves, CEPEAD/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor pesquisador do CEPEAD/UFMG e da Universidade FUMEC; coordenador do NUME - Núcleo de estudos em Mercadologia e Estratégia. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior. Vários capítulos e livros publicados. Áreas de interesse: Teorias da Estratégia, redes de firmas e estratégia como prática.

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Publicado

2016-09-15

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial