A Estratégia de pares no Mercado Acionário Brasileiro: O Impacto da Frequência de Dados

Autores

  • Martin Pontuschka Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Perlin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Estratégia de pares. Eficiência de mercado. Dados de alta frequência. Estratégia quantitativa. Arbitragem estatística.

Resumo

A estratégia de pares é um popular método de negociação de ativos financeiros. Um dos motivos para isto se deve ao fato de que o resultado deste tipo de operação procede somente da relação entre os preços de dois ativos e não da direção do mercado. Somente a possibilidade de capturar ineficiências na precificação dos ativos é o que permite a obtenção de lucros sistemáticos através de um método de negociação de ativos. Com base na abertura de uma posição comprada (long), e no mesmo instante, uma posição vendida (short), esta estratégia de arbitragem estatística busca obter lucros por conta da convergência dos preços dos ativos negociados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar o desempenho da estratégia de pares em diferentes frequências de dados no mercado acionário brasileiro. Esta pesquisa baseou-se em Perlin (2007) onde foi encontrado o resultado de que as ineficiências de mercado aparecem em maior quantidade nos dados de maiores frequências, neste caso diário, semanal e mensal. O presente trabalho estende o leque de frequências entrando no universo intradiário com frequências de amostragem em 1 minuto, 5 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 60 minutos e diários. O período de tempo da base de dados utilizada nesta pesquisa se estende de 01 de janeiro de 2008 até 31 de dezembro de 2011. Para compor a base de dados foram utilizados os vinte ativos com maior número de contratos negociados no período. A metodologia empregada nesta pesquisa utiliza a técnica de períodos de treinamento e períodos de negociações. Nos períodos de treinamento, os pares de ativos são selecionados de acordo com os menores desvios quadráticos nos seus preços normalizados. Nos períodos de negociação a estratégia verifica as operações realizadas em cada par de ativo previamente selecionado.  Os resultados da pesquisa confirmam a hipótese primária de que quanto maior a frequência de amostragem, maiores evidências de ineficiência de mercado. Para chegar a esta conclusão foram comparados os índices de Sharpe da estratégia de pares nas diferentes frequências de dados.

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Biografia do Autor

Martin Pontuschka, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Marcelo Perlin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2015-01-09

Edição

Seção

Finanças Estratégicas