Praticando Gestão de Operações em um Laboratório de Gestão
Palavras-chave:
Gestão de Operações. Laboratório de Gestão. Aprendizagem. Jogos de Empresas. Simulador.Resumo
Descrever os modelos de Gestão de Operações não é suficiente para ilustrar seu dinamismo, complexidade e importância. As dificuldades de balanceamento entre teoria e prática na formação em Gestão de Operações sugerem a busca por iniciativas capazes de proporcionar um ambiente de aprendizagem que integre teoria e prática. Desse modo, objetiva-se verificar os temas referentes à Gestão de Operações pesquisados no ambiente do Laboratório de Gestão, os principais fatores condicionantes da escolha dos temas, e o potencial do Laboratório de Gestão para a prática dos modelos de Gestão de Operações. Este estudo aborda os modelos de Gestão de Operações ligados aos temas Estratégia em Operações, Gestão de Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qualidade, Manutenção, Lean Production, Sustentabilidade, Gestão de Processos e Produtos, Inovação, Gestão de Estoques, Capacidade de Produção, Teoria das Restrições, Planejamento e Controle da Produção, Custos de Produção, Projeto e Medida do Trabalho, ERP/MRP, Carteira de Projetos, e o Laboratório de Gestão apoiado no tripé conceitual: simulador, jogo de empresas e pesquisa aplicada. De acordo com a classificação proposta por Gonçalves (2007), foi realizada uma análise descritiva do Laboratório de Gestão, adotando o método de estudo de caso longitudinal, com abordagem quantitativa, na perspectiva de uma pesquisa bibliométrica. Os dados coletados e analisados correspondem a nove anos (2005-2013) de condução do Laboratório de Gestão em uma Universidade pública. O simulador utilizado no Laboratório de Gestão permitiu aos estudantes gerenciar 5 variáveis de operações explicitamente, o que facilitou 42% das pesquisas em torno destes temas. Variáveis não explícitas no simulador foram trabalhadas em 58% das pesquisas aplicadas explorando 14 novos temas, devido ao jogo de empresas. No entanto, existem variáveis não abordadas nas pesquisas aplicadas e que poderiam ser utilizadas no ambiente do Laboratório de Gestão. Verificou-se a utilidade do Laboratório de Gestão para a prática de conceitos de Gestão de Operações, indicando possíveis avanços na área de ensino e aprendizagem de Gestão de Operações com a pesquisa em torno de temas pouco pesquisados ou ainda não pesquisados neste ambiente de educação gerencial.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.