Critérios de Validade em Pesquisas em Estratégia: uma Análise em Artigos Publicados no EnANPAD de 1997 a 2010

Autores

  • Denise de Oliveira Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Silvana Anita Walter Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Tatiana Marceda Bach Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Validade. Critérios de validação. Estratégia. Artigos científicos. Bibliometria.

Resumo

Os critérios de validade constituem-se em elementos fundamentais que compõem o rigor metodológico de um estudo científico. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivos identificar os principais critérios de validade presentes na literatura e analisar sua aplicabilidade na produção científica em estudos da área de estratégia, publicada nos anais do EnANPAD entre 1997 e 2010. Na revisão teórica, abordam-se critérios de validade dos autores Selltiz, Wrightsman e Cook (1987), Straub e Carlson (1989), Cooper e Schindler (2003), Babbie (2005), Hair Jr. et al. (2005a), Yin (2005), Brewer e Hunter (2006) e Malhotra (2006). A partir da revisão de literatura, visando ampliar a adoção de critérios de validade, propõe-se itens que possam auxiliar os pesquisadores a verificarem a adequação de seus estudos aos principais critérios. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica com 53 artigos da área de estratégia. Realizou-se análise de conteúdo do referencial teórico dos artigos e analisaram-se os dados por meio da análise descritiva de frequência e percentual da utilização de validação quanto ao tipo de pesquisa (quantitativa, qualitativa e que mesclam as duas abordagens); aos tipos de critérios de validação empregados; e às obras mais citadas ao abordar validação. Constatou-se que as validades convergente, discriminante, de conteúdo e de construto foram os critérios mais empregados nos estudos revisados. A validade de critério (validade de critério, concorrente e preditiva) foi empregada em menos de 10% dos artigos revisados, apesar de serem amplamente abordados na literatura. Entre os resultados obtidos encontra-se que na área de estratégia, são realizadas pesquisas preocupadas com a validação, mas que esse número ainda é pequeno diante do número de artigos publicados na área no período analisado, havendo espaço para exploração de outros critérios de validade, como a validação de critério. Espera-se que este estudo possa contribuir, por meio da divulgação e da orientação a respeito dos principais critérios de validade, para que as pesquisas adotem procedimentos de pesquisa voltados à validação dos instrumentos de pesquisa.

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Biografia do Autor

Denise de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Silvana Anita Walter, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Tatiana Marceda Bach, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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Publicado

2012-10-04