O impacto dos valores organizacionais na percepção de estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho

Autores

  • Marcelo Bedani Banco do Brasil S.A.

Palavras-chave:

Valores organizacionais, Criatividade organizacional, Estímulos e barreiras à criatividade, Preditores da criatividade, Inovação.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o impacto dos valores organizacionais na percepção de estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. A criatividade organizacional resulta de uma complexa combinação de fatores pessoais, históricos, sociais e culturais. Assim, os modelos mais recentes de criatividade contemplam o inter-relacionamento de aspectos pessoais e contextuais para explicar a expressão do fenômeno criativo. No caso específico da cultura organizacional, sua influência na manifestação da criatividade ocorreria por meio dos valores. Contudo, apesar desta relação ser recorrentemente citada na literatura, não foram encontrados estudos empíricos que relacionassem os valores organizacionais como antecedentes da criatividade organizacional. Para coleta de dados foram utilizadas duas escalas: Inventário de Perfis de Valores Organizacionais e Escala de Apoio e Resistência a Ideias Novas. Participaram 2.171 respondentes, empregados de uma instituição financeira. A relação entre valores e criatividade organizacionais foi avaliada por meio de regressões múltiplas stepwise. Os resultados desta pesquisa corroboram a ideia de que os valores organizacionais são fatores contextuais importantes na predição do apoio e da resistência à novidade no ambiente de trabalho. Autonomia, valor que remete ao grau de liberdade que o funcionário tem para tomar decisões e fazer suas próprias escolhas, surgiu como o melhor preditor tanto do apoio quanto da resistência da organização em aceitar novas ideias. Tradição e domínio, relacionando-se positivamente com as barreiras à criatividade no ambiente de trabalho, aparecem como contraponto aos valores que beneficiam a expressão da criatividade. Este estudo contribuiu para uma maior compreensão dos antecedentes contextuais do fenômeno criativo. Ratificando também a aplicabilidade prática desta linha de estudos - estímulos e barreiras à criatividade no âmbito organizacional-, uma vez que possibilita a identificação pontual daqueles elementos do contexto de trabalho que necessitam de intervenção, a fim de favorecer a manifestação da criatividade nas organizações.

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Biografia do Autor

Marcelo Bedani, Banco do Brasil S.A.



Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB - Universidade de Brasília.

Diretoria Gestão de PessoasSces Trecho 2 lote 22, Ed. Pres. Tancredo Neves, 1º andar - Brasília - DF - Brasil - CEP 70200-002

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Publicado

2012-03-30