Avaliação de Empresas por Múltiplos Aplicado em Empresas Agrupadas com Análise de Cluster
Palavras-chave:
Avaliação de Empresas, Avaliação Relativa, Múltiplos, Análise de Cluster, t de Student.Resumo
Este estudo verificou se existem evidências de que o método de avaliação de empresas por Múltiplos tem sua performance aumentada, quando aplicado em conjunto com a análise de cluster para a seleção das empresas comparáveis, visto que essa abordagem busca produzir agrupamentos com homogeneidade maximizada, e a Avaliação por Múltiplos requer empresas comparáveis semelhantes à empresa alvo. Para se analisar a performance, avaliou-se a faixa interquartil dos erros de apreçamento gerados quando as comparáveis pertenciam ao mesmo setor econômico versus quando pertenciam ao mesmo cluster. Adicionalmente foram realizados testes para comparar as médias das diferenças dos erros de apreçamento considerando-se a empresa comparável como sendo do mesmo setor econômico da empresa alvo e considerando-se que a empresa alvo pertence ao mesmo cluster da empresa comparada. Os dados foram coletados no banco de dados Economatica, e totalizam 1005 observações (empresas-ano) no período de 1994 a 2007. Os resultados sugerem redução da dispersão dos erros de apreçamento, tendo a faixa interquartil como referência, indicando melhoria de performance do método de avaliação por Múltiplos quando utilizado em conjunto com a análise de cluster. Contudo, os testes para comparação das médias das diferenças dos erros de apreçamento por setor econômico versus quando pertenciam ao mesmo cluster, não reforçam a conclusão da análise da faixa interquartil, indicando não haver melhora de performance da metodologia de avaliação por Múltiplos associada à ferramenta de cluster. Os resultados obtidos reforçam a prática dos analistas de mercado de comparar a empresa alvo com as empresas atuantes no mesmo setor econômico.
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Arquivos adicionais
- Critérios de Seleção da Amostra.
- TABELA 1: Distribuição das variáveis – 1005 empresas-ano.
- TABELA 2: Matriz de Correlações – 1005 empresas-ano.
- TABELA 3: Matriz de Correlação das variáveis de similaridade – 1005 empresas-ano
- TABELA 4: Detalhamento da base de dados utilizada nas regressões e na apuração dos erros de apreçamento - Número de Empresas-Ano, Setores-Ano e Clusters-Ano.
- TABELA 5: Detalhamento da base de dados utilizada nas regressões e na apuração dos erros de apreçamento – Número de Empresas-Ano por Setor.
- TABELA 6: Detalhamento da base de dados utilizada nas regressões e na apuração dos erros de apreçamento - Número de Empresas-Ano por Cluster.
- TABELA 7: Comparação entre as distribuições dos erros de apreçamento para os múltiplos de mercado, com empresas comparáveis agrupadas por Setor Econômico versus empresas comparáveis agrupadas por Cluster Analysis – 1005 empresas-ano – 1994-2007.
- TABELA 8: Teste de Hipótese T-Student para análise da média das diferenças dos erros de apreçamento (por Cluster Analysis vérsus por Setor) – Múltiplos L/P, VP/P, VENDAS/P e EBITDA/P
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