Articulação entre a aprendizagem individual, grupal e organizacional: um estudo no ambiente industrial
Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Aprendizagem Grupal, Aprendizagem Individual, Níveis de Aprendizagem, Modelagem em Equações Estruturais.Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal verificar e analisar empiricamente a articulação entre os níveis individual, grupal e organizacional da aprendizagem. Os dados foram coletados em uma indústria de plásticos brasileira, contando com 46 respondentes de um total de 88 funcionários (52%). A análise dos dados se deu pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares – Path Modeling), na qual os construtos foram mensurados como variáveis latentes (VL) de segunda ordem. Os resultados foram comparados com aqueles obtidos em outros contextos, a saber: hospital (CHAN, 2003) e instituição bancária (BIDO et al., 2008). Como principal resultado, observou-se que os três construtos se correlacionam, mas a correlação entre a aprendizagem grupal (AG) e a organizacional (AO) foi a maior nos três estudos. Pode-se explicar esse resultado pela percepção dos respondentes de que o comportamento da equipe, realmente, seja o “portão de entrada” para a AO. Ao final do trabalho, são apontadas as suas limitações e sugeridas algumas direções para continuidade da pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem organizacional; Aprendizagem grupal; Aprendizagem individual; Níveis de aprendizagem; Modelagem em equações estruturais.
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- Tabela 1: Matriz de cargas cruzadas
- Tabela 2 – Correlação de Pearson e estatísticas descritivas das variáveis latentes (VL)
- Tabela 3: Comparação entre os coeficientes estruturais e R2 dos três estudos
- Tabela 4: Comparação entre as correlações e médias dos três estudos
- Tabela 5: Teste de igualdade das correlações
- Figura 1: Modelo estrutural e de mensuração dos fatores de 2ª ordem
- Tabela 6
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