Articulação entre a aprendizagem individual, grupal e organizacional: um estudo no ambiente industrial

Autores

  • Diógenes de Souza Bido Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Bruno Felix von Borell de Araujo Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP
  • Jones Carlos Louback Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Aprendizagem Grupal, Aprendizagem Individual, Níveis de Aprendizagem, Modelagem em Equações Estruturais.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal verificar e analisar empiricamente a articulação entre os níveis individual, grupal e organizacional da aprendizagem. Os dados foram coletados em uma indústria de plásticos brasileira, contando com 46 respondentes de um total de 88 funcionários (52%). A análise dos dados se deu pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares – Path Modeling), na qual os construtos foram mensurados como variáveis latentes (VL) de segunda ordem. Os resultados foram comparados com aqueles obtidos em outros contextos, a saber: hospital (CHAN, 2003) e instituição bancária (BIDO et al., 2008). Como principal resultado, observou-se que os três construtos se correlacionam, mas a correlação entre a aprendizagem grupal (AG) e a organizacional (AO) foi a maior nos três estudos. Pode-se explicar esse resultado pela percepção dos respondentes de que o comportamento da equipe, realmente, seja o “portão de entrada” para a AO. Ao final do trabalho, são apontadas as suas limitações e sugeridas algumas direções para continuidade da pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem organizacional; Aprendizagem grupal; Aprendizagem individual; Níveis de aprendizagem; Modelagem em equações estruturais.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógenes de Souza Bido, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Arilda Schmidt Godoy, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Bruno Felix von Borell de Araujo, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP

Doutorando em Administração de Empresas do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Jones Carlos Louback, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP

Doutorando em Administração de Empresas do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Downloads

Publicado

2010-01-11

Edição

Seção

Gestão Humana e Social