Causalidade entre as principais bolsas de valores do mundo

Autores

  • Hiron Pereira Farias Universidade Federal de Goiás
  • Thelma Sáfadi Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Investimento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os mercados dos países emergentes que fazem parte do Bric, com exceção da Índia, buscando mostrar como os mercados do Brasil, da Rússia e China se comportam entre si e em relação ao mercado dos Estados Unidos. Analisou-se também como alguns países desenvolvidos do grupo G8, Estados Unidos, Reino Unido e Japão, se comportam. Em cada análise, ajustou-se um modelo VAR e buscou-se verificar o grau de dependência dentro e entre cada grupo, utilizando teste de causalidade de Granger, critérios de seleção de modelos, função resposta a impulso e decomposição da variância do erro de previsão. Nas análises realizadas, os mercados brasileiro e americano mostraram forte influência sobre os demais mercados, e, na análise entre os grupos, consideraram-se o mercado dos Estados Unidos do grupo ERJ e todos os mercados emergentes do grupo BRC. O mercado americano mostrou forte influência sobre os outros mercados.

PALAVRAS-CHAVE: Mercados emergentes e desenvolvidos; Índices de bolsas de valores; Teste de causalidade de Granger; Função resposta a impulso; Decomposição da variância

do erro de previsão.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hiron Pereira Farias, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Thelma Sáfadi, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Downloads

Publicado

2009-11-04

Edição

Seção

Finanças Estratégicas