“Doutor(a)”: relações de poder e de solidariedade em uma comunidade de prática jurídica

Autores

  • Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Telma Cristina de Almeida Silva Pereira Universidade Federal Fluminense

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde é bolsista da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foi bolsista nota 10 da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Possui Especialização em língua portuguesa pela Faculdade Pio Décimo e graduação em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira, Universidade Federal Fluminense

Docente de Graduação (Departamento GLE) e de Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF desde 2010. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 1987), Especialização em língua e literatura francesa pela UFRJ (1989), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa na área de política linguística e ensino de LE, orientada pela Profa. Mônica Savedra (2002). Possui doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na área de Estudos da linguagem, orientada pelo Profº Jürgen Heye. Foi bolsista CAPES/PDEE na Université de Provence, (2005-2006), sob a orientação do Prof. Louis-Jean Calvet. Desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de políticas linguísticas, educação bilíngue e de contato linguístico. Atua, principalmente, nos seguintes temas: sociolinguística, educação bilíngue, política linguística e língua francesa; é membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL; desde 2013, é coordenadora acadêmica do Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras da UFF (PULE); é vice líder do grupo de pesquisa (CNPq) : Laboratório de pesquisas em contato linguístico - LABPEC; presidiu a Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ), na gestão 2014-2016; representante da UFF (língua francesa) junto ao MEC no Programa Idiomas sem Fronteiras; membro da direção da Federação Brasileira de Professores de Francês (FBPF) para o biênio 2015-2017; membro da chapa eleita para a Diretoria da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) para o biênio 2015-2017; Vice-diretora do Instituto de Letras UFF na gestão 2015-2019.

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

Matos Lisboa, C. M. de O., & Pereira, T. C. de A. S. (2017). “Doutor(a)”: relações de poder e de solidariedade em uma comunidade de prática jurídica. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 19(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/9461

Edição

Seção

Língua e Linguística