ENADE-Letras e a formação inicial do professor

Autores

  • Camila Valcanover Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

ENADE-Letras, Práticas docentes, Práxis

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo compreender como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) avaliou a formação dos licenciandos em Letras- Português -  objetivando a capacitação para a entrada no mercado de trabalho. Tendo em vista este objetivo, a pesquisa buscou identificar as questões que envolveram reflexões sobre as práticas docentes e metodologias nos exames realizados nos anos de 2005, 2008, 2011, 2014, 2017 e 2021. Parte-se da premissa de que o exame sinaliza ao licenciando aspectos teóricos e práticos importantes  sobre a docência na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa mista, que articula dados quantitativos com dados qualitativos. A fundamentação teórica articulou leituras de diferentes temas como legislação (DCN, Resoluções e Leis), documentos técnicos (Padrão de Respostas das questões discursivas, Relatórios Síntese da Área) e autores que pesquisam a formação de professores: Vasconcelos (2016), Casagrande (2016)  e Gatti (2022) e o papel social do professor Freire (2015). Como conclusão, foi possível destacar que o exame não atende ao objetivo para o qual foi criado, na medida em que a seleção curricular de conhecimentos necessários para o desempenho da docência não privilegia a atuação em sala de aula, mas sim conhecimentos teóricos sobre os estudos literários e linguísticos, sem se preocupar com o ato de ensinar.

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Publicado

2025-08-14

Como Citar

Valcanover, C. (2025). ENADE-Letras e a formação inicial do professor. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 27(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17505

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