A experiência de leitura e a centralidade dos protocolos do sistema-livro.

Autores

  • CARINA FLEXOR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
  • Cleomar Rocha Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Cultura digital, Cultura livresca, Experiência da leitura, Protocolos de leitura

Resumo

A pesquisa toma como objeto de investigação a experiência do ler em ambiente digital, identificando os atores que impõem a atualização dos protocolos de leitura. Sob perspectiva qualitativa, o artigo objetiva apresentar os protocolos do livro digital, reconhecendo os impactos sobre a experiência em si. Admitindo a natureza da mídia digital como propulsora de protocolos que colocam a materialidade como ponto fundamental das transformações leitoras, o artigo aponta para a ideia de que as experiências do ler são antes reflexo da centralidade dos protocolos do sistema-livro.

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Biografia do Autor

CARINA FLEXOR, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)

Docente da Faculdade de Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Cleomar Rocha, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem (UnB), graduação em Letras (FECLIp)

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

FLEXOR, C., & Rocha, C. (2024). A experiência de leitura e a centralidade dos protocolos do sistema-livro. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–10. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16586

Edição

Seção

Dossiê – Literatura Digital