A vida literária em uma comunidade de fãs on-line.

Autores

  • SAYONARA AMARAL DE OLIVEIRA Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Literatura, Cultura fã, Mídia digital, Mundos da arte, Nyah! Fanfiction.

Resumo

Neste artigo, discutem-se as comunidades on-line de fanfictions, a partir do entendimento de que essas comunidades operam como mundos da arte (Becker, 2010), os quais consistem em redes de cooperação entre pessoas, com vistas à produção, à distribuição, ao consumo e à legitimação dos produtos artísticos. Concebe-se que, em plataformas dedicadas à escrita e leitura de fanfictions, fica evidente a dependência do trabalho coletivo e partilhado no trato com a literatura, sendo que essa dimensão colaborativa é hoje facilitada pelos usos de recursos disponíveis na mídia digital. Para o desenvolvimento da discussão proposta, o presente artigo examina a comunidade brasileira Nyah! Fanfiction, que ocupa um site homônimo na web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SAYONARA AMARAL DE OLIVEIRA, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da mesma Universidade (PPGEL/UNEB). 

Referências

BECKER, H. S. Mundos da arte. Tradução de Luís San Payo. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política; ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de S. P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196. (Obras escolhidas, v. 1)

BLOG da liga [on-line] s/d. Disponível em https://ligadosbetas.blogspot.com/ Acesso em: 13 set. 2023.

BOURDIEU, P. A produção da crença; contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Tradução de M. G. J. Setton. São Paulo: Zouk, 2004.

GALASTRI, L. O futuro das fanfics. Revista Galileu – O Globo, 27 mai. 2013. Disponível em: http://colunas.revistagalileu.globo.com/colunistas/2013/05/27/o-futuro-das-fanfics/ Acesso em: 22 set. 2023.

JAMISON, A. Fic; por que a fanfiction está dominando o mundo. Tradução de M. Barbão. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de S. Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, H. Invasores do texto: fãs e cultura participativa. Tradução de E. Assis. Nova Iguaçu-RJ: Marsupial Editora, 2015.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da conexão; criando valor e significado por meio da mídia propagável. Tradução de Patricia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.

MARTINS, B. C. Autoria em rede: os novos processos autorais através das redes eletrônicas. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.

NYAH! FANFICTION. Disponível em: https://fanfiction.com.br/ Acesso em: 20 set. 2023.

NYAH! FANFICTION (Oficial). Disponível em: https://www.facebook.com/groups/103030110037641/?ref=bookmarks Acesso em: 18 set. 2023.

SHIRKY, C. A Cultura da Participação; criatividade e generosidade no mundo Conectado. Tradução de C. Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

THOMPSON, D. Hit Makers; como nascem as tendências. Tradução de A. Duarte. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.

THOMPSON, J. B. As guerras do livro; a revolução digital no mundo editorial. Tradução de F. Santos. São Paulo: Editora UNESP, 2021.

VARGAS, M. L. B. O Fenômeno fanfiction; novas escrituras e leituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015. Disponível em: http://editora.upf.br/index.php/e-books-free/132-o-fenomeno-fanfiction Acesso em: 13 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

AMARAL DE OLIVEIRA, S. (2024). A vida literária em uma comunidade de fãs on-line. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–17. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16541

Edição

Seção

Dossiê – Literatura Digital