A reflexão metacognitiva sobre as camadas semióticas da literatura infantil digital contribui para a criação de estratégias de leitura?

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil digital, Estratégias de leitura, Modos semióticos, Crianças, Formação de leitores.

Resumo

Com as possibilidades de uso de sons e de modos visuais, como a imagem estática e a em movimento, propiciadas pelas tecnologias digitais nas criações de obras literárias infantis, as crianças têm lido textos ficcionais de forma diferente da que liam no suporte impresso. Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que buscou compreender como crianças ativam a consciência metacognitiva sobre os modos semióticos e como criam estratégias de leitura em uma obra de literatura infantil digital. Os resultados apontam que, mesmo sendo leitoras iniciantes, elas analisam, de forma metacognitiva, esses modos para criar estratégias de leitura que atendam às suas demandas de funcionamento e de compreensão leitora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFFLERBACH, P., PEARSON, P.; PARIS, S. Skills and strategies. Their differences, their relationships, and why they matter. In: MOKHTARI, K. (Ed.), Improving reading comprehension through metacognitive reading instruction p.33–48, Roman and Littlefield., 2017.

BURIN, D.I. et al. Metacognitive regulation contributes to digital text comprehension. In e-learning. Metacognition and Learning, v.15, p.391–410,2020. https://doi.org/10.1007/s11409-020-09226-8

CASSANY, D.; LUNA, M.; SANZ, G. Enseñar lengua. Barcelona: Editorial GRAÓ.2015.

CASSANY, D. Laboratorio Lector – para entender la lectura. Barcelona: Editorial ANAGRAMA, 2018.

CHAUDRON, S.; DI GIOIA, R.; GEMO, M. (Orgs). Young children (0-8) and Digital technology, Young - A qualitative study across Europe. Publications Office of the European Union, 2018. https://doi.org/10.2760/294383

COLOMER, T. Andar entre livros – A leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. Global, 2007.

COLOMER, T. et al. Narrativas Literárias em educación Infantil y primaria. Editorial Sintesis, 2018.

ÇUBUKÇU, F. How to enhance reading comprehension through metacognitive strategies. The Journal of International Social Research, v.1, n.2, p.83-93, 2008.

FURENES, M. I., KUCIRKOVA, N.; BUS, A. G. A Comparison of Children’s Reading on Paper Versus Screen: A Meta-Analysis. Review of Educational Research, v.91, n.4, p.483–517, 2021. https://doi.org/10.3102/0034654321998074

FLAVELL, J. H. Speculations About the Nature and Development of Metacognition. In: WEINERT ,F. E. ; KLUWE, R. H. (Eds.), Metacognition, Motivation and Understanding Lawrence Erlbaum Associates, 1987, p. 21-29.

FLAVELL, J. H. MILLER, H. P. ;MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo (Trad. Claudia Dornelles). Artmed, 1999.

FERREIRO, E. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, v.52, p.7-17, 1985.

GARNER, R. Metacognition and reading comprehension. Norwood. Ablex, 1987.

HAYLES, K. Electronic literature: New horizons for the literary. University of Notre Dame Press, 2008.

KRESS, G. El alfabetismo en la era de los médios de comunicación. Ediciones Aljibe. 2005.

KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. Arnold, 2001.

KRESS, G. ; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. 2. ed. Routledge, 2006.

KUCIRKOVA, N.; LITTLETON, K. The digital reading habits of children: A National survey of parents’ perceptions of and practices in relation to children’s reading for pleasure with print and digital books, Book Trust, 2016. https://www.booktrust.org.uk/globalassets/resources/research/digital_reading_survey-final-report-8.2.16.pdf

KUCIRKOVA, N. How and Why to Read and Create Digital Children’s Books: A Guide for Primary Practitioners. UCL Press, 2018.

LYNCH, J. S. et. al. The development of narrative comprehension and its relation to other early reading skills. Reading Psychology. v.29, n.4, p.327–365, 2008. https://doi.org/10.1080/02702710802165416

LAWLESS, K. A.; SCHRADER, P. G. Where do we go now? Understanding research on navigation in complex digital environments. In:

COIRO J. et al.. Handbook of Research on New Literacies, Routledge, 2008. p.267-296.

LOUCA, E. P. Do children know what they know? Metacognitive awareness in preschool children. New Ideas in Psychology. v.54, p.56-62, 2019. https://doi.org/10.1016/j.newideapsych.2019.01.005

PANORAMA MOBILE TIME/OPINION BOX. Crianças e smartphones no Brasil. São Paulo, 2021. Disponível em: https://panoramamobiletime.com.br/. Acesso em: 15 maio. 2022

PARIS, S.G.; JACOBS, J.E. The Benefits of informed instruction for children's reading rwareness and roprehension skillsa. Child Development, v.55, p.2083-2093, 1984.

RAMADA, P. L. Esto no va de libros. Literatura infantil y juvenil digital y educación literária. Tese. (Doutorado em literatura). Universidad Autònoma de Barcelona. Barcelona, 2017.

SEN, H. Ş. The relationsip between the use of metacognitive strategies and reading comprehension. Procedia - Social and Behavioral Sciences. v.1, n.1, p.2301-2305, 2009. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2009.01.404

SOLÉ, I..Estrategias de lectura. 2. ed. Editorial GRAÓ, 1992.

SCHWEBS, T. Affordances of an app: A reading of the fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore. Nordic Journal of ChildLit Aesthetics, v.5. n.1, 2014. https://doi.org/10.3402/blft.v5.24169

STORYMAX. O Rei do rio de ouro. Samira Almeida (direção editorial), Fernando Tangi; Lauro Goe (ilustradores). Storymax,. 2017. https://storymax.me/reidoriodeouro.html

TAOUKI, I., LALLIER, M.; SOTO, D. The role of metacognition in monitoring performance and regulating learning in early readers. Metacognition Learning, v.17, n.1, 2022. https://doi.org/10.1007/s11409-022-09292-0

UNSWORTH, L. E-Literature for children: Enhancing digital literacy learning. Routledge: Taylor & Francis, 2006.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Vieira Araújo, M. D., & Margallo, A. M. (2024). A reflexão metacognitiva sobre as camadas semióticas da literatura infantil digital contribui para a criação de estratégias de leitura?. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–18. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16443

Edição

Seção

Dossiê – Literatura Digital