Impasses da representação na poesia do cárcere político na ditadura militar brasileira.
Palavras-chave:
Representação, Literatura e cárcere político, Literatura de testemunho, Poesia brasileira, Psicanálise.Resumo
Entre os vestígios do cárcere da ditadura militar brasileira, a produção poética, como elaboração linguística no campo simbólico, viabiliza o contorno àquilo que não pode ser dito em virtude de impedimentos sociais e psíquicos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo investigar o tema da representação, em chave psicanalítica e historiográfica, a partir da poesia escrita por encarcerados durante a ditadura militar. Para fundamentar a discussão, serão agenciados autores como Lacan (2008, 2009), Butler (2020), Ricoeur (2007) e Freud (2010, 2011).
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Trad. Selvino J. Asmann. São Paulo: Boitempo, 2008.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto? Trad. Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Trad. Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. São Paulo: Editora 34, 2020.
ELLWANGER, Raul (Org.). Poetas da dura noite. Porto Alegre: Comitê Carlos de Ré da Verdade e Justiça do Rio Grande do Sul, 2019.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 14: História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 161-239.
FREUD, Sigmund. Nota sobre o “Bloco Mágico”. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 16: O Eu e o Id, “Autobiografia” e outros textos (1923-1925). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 267-274.
FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 4: a interpretação dos sonhos (1990). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud (1953-1954). 3. ed. Trad. Betty Milan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 7: a ética da psicanálise (1959-1960). Trad. Antônio Quinet. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). 2. ed. Trad. M. D. Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LEMOS, Lara de. Adaga lavrada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; São Paulo: Massao Ohno, 1981.
LEMOS, Lara de. Poesia completa I. Porto Alegre: EDIPUCRS/Movimento, 2017.
PUCHEU, Alberto (Org.). Poemas para exumar a história viva: um espectro ronda o Brasil. São Paulo: Editora Cult, 2021.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain Fraçois [et al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História como trauma. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). Catástrofe e representação: ensaios. São Paulo: Escuta, 2000. p. 73-98.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
TAVARES, Neila (Org.). Poesia na prisão. Porto Alegre: Proletra, 1980.
TIERRA, Pedro. Poemas do povo da noite. São Paulo: Editorial Livramento, 1979.
VIANA, Gilney. Poemas (quebrados) do cárcere. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nelson Martinelli Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.