O “fato cruento” e o experimento da continuidade trágica nos contos de O cego e a dançarina, de João Gilberto Noll.

Autores

  • Thiago H. Fernandes Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Literatura e performance., Corpo, Violência, Êxtase

Resumo

Revisitamos neste artigo a obra O cego e a dançarina (1980), de João Gilberto Noll, utilizando a expressão “fato cruento”, presente em conto homônimo, para explicitar as evoluções de um imaginário violento, destrutivo, que transita do erotismo à imolação efetiva do corpo. A partir da análise dessas variações, o dado pode ser um sintoma associado à paisagem ficcional definida por trágica alienação da vida humana, seja em sentido intelectual, afetivo ou libidinal. Por outro viés, objetivamos lê-lo como recurso capaz de intervir nessa paisagem por meio do excesso, configurando uma forma de continuidade, apesar de efêmera, à vida. Em mesma medida, o experimento atenderia à reflexão metaliterária presente no autor ao dramatizar os limites narrativo e representativo via acontecimento, aqui mediado por meio do referencial teatral e performático, caro ao imaginário criativo nolliano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (FILÔ/Bataille).

BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Trad. Fernando Scheibe. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020. (FILÔ/Bataille).

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-RIO, 2010.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Trad. Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2013. (Debates; 206).

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. A decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2017.

NOLL, João Gilberto. A céu aberto. Rio de Janeiro: Record, 2008.

NOLL, João Gilberto. O cego e a dançarina. Rio de Janeiro: Record, 2008.

PERKOSKI, Norberto. A transgressão erótica na obra de João Gilberto Noll. Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 1994.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Sobre a fábula e o desvio. Org. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: 7 Letras: Teatro do pequeno gesto, 2013.

SILVA, Regina Céli A. Vampiros com dentes cariados: literatura e cinema em João Gilberto Noll, João do Rio e Bram Stoker. Rio de Janeiro: Ágora da ilha, 2002.

VASCONCELOS, Maurício Salles. Conto: círculo, circuito. Polifonia, Cuiabá, v. 14, n. 16, p. 25-43, 2008.

VASCONCELOS, Maurício Salles. Rituais e virtuais: a literatura como evento. In: GONÇALVES, Gláucia Renate; RAVETTI, Graciela (Org.). Lugares Críticos: línguas, culturas, literaturas. Belo Horizonte: Orobó Edições / Faculdade de Letras da UFMG, 1998. p. 201-210.

WEIS, José. João Gilberto Noll: o tempo da cigarra. Brasil/Brazil: revista de literatura brasileira, Rio Grande do Sul, n. 17, p. 88-89, 1997.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Fernandes, T. H. (2024). O “fato cruento” e o experimento da continuidade trágica nos contos de O cego e a dançarina, de João Gilberto Noll. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–14. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/15958

Edição

Seção

Literatura