Drummond, O carnavalesco:

As “arquiteturas não arquitetadas” de Claro Enigma

Autores

Palavras-chave:

: Drummond, Claro enigma, Carnaval, Antônio Francisco Soares, Bakhtin.

Resumo

Neste artigo sustentarei a tese segundo a qual o título do livro Claro enigma (1951), de Carlos Drummond de Andrade, foi provavelmente extraído de um poema de Antônio Francisco Soares, poeta-militar, construtor de carros alegóricos e precursor dos carnavalescos. Após averiguar o poema de Soares (1786) dedicado ao Vice-Rei D. Luiz de Vasconcelos, examinarei os elementos carnavalescos e polifônicos observáveis nos poemas de Claro enigma. Entre esses elementos, estão o uso do solilóquio como modo de expressão do eu lírico, a recorrente rememoração da tradição poética de língua portuguesa, o “ritual de destronamento” do programa estético da poesia social, o uso reiterado de imagens biunívocas, as narrativas do “fantástico experimental”, a tristeza como marca indelével do povo brasileiro e o caráter publicístico-jornalístico das composições. A maioria dos poemas de Claro enigma foi previamente exposta nos jornais da época antes da publicação em livro, o que acentua o caráter publicístico, reativo e circunstancial das peças. Finalmente, sustentarei a tese de que Claro enigma não foi um livro pensado de antemão, tampouco rigorosamente arquitetado, mas fez-se de modo improvisado, sem que houvesse a prefiguração de um arcabouço temático definido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Ranieri Ribas de Almeida, Professor da Universidade Federal do Piauí

Cleber Ranieri Ribas de Almeida é professor da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e Doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Referências

ACHCAR, Francisco. A Rosa do Povo e Claro Enigma: Roteiro de Leitura. São Paulo, Ática, 1993.

ADONIAS, Isa (projeto e realização); FRANCESCHI, Humberto Moraes (fotos); ALBUQUERQUE, Cylene Chaves de (coordenação geral). IHGB – 150 anos. Rio de Janeiro: Studio HMF, 1990.

ANDRADE, C.D. Passeios na ilha: divagações sobre a vida literária e outras matérias. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

ANDRADE, C.D. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

BAKHTIN, M.M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, M.M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o Contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1999.

CAMILO, Vagner. Drummond: da rosa do povo à rosa das trevas. Ateliê Editorial, São Paulo, 2001.

CAMPOS, Haroldo. “Pound Paideuma”. in CAMPOS, A; CAMPOS, H.; PIGNATARI, D. (Orgs). Ezra Pound: Poesia. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da UnB, 1983.

CLARO ENIGMA, Diário de Pernambuco, Recife, 15 de novembro de 1951. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_13&pesq=%22Claro%20Enigma%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=9623 Acesso em 23 de maio de 2021.

COÊLHO, Joaquim-Francisco. “Carlos Drummond de Andrade e a Gênese do ‘Sonetilho do Falso Fernando Pessoa’”. Revista da Biblioteca Nacional n.1, Lisboa, 1982.

DOMINGUES, T.C.A. “O Palimpsesto Drummondiano”. Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura III: Interfaces. 2010.

DONATO, Mello Júnior. “Antonio Francisco Soares, artista dos desenhos [...]”, In Barroco, Nº 15, anos 1990-1992, Centro de Pesquisas do Barroco Mineiro, p. 353-364. Anais do II Congresso do Barroco no Brasil, Ouro Preto, De 25 a 29 de setembro de 1989.

GLEDSON, John. Poesia e poética de Carlos Drummond de Andrade. Livraria Duas Cidades, São Paulo, 1981.

GRANJA, Lúcia. Granja. Machado de Assis: Antes do Livro, o Jornal. Suporte, Mídia e Ficção. São Paulo, Editora Unesp, 2018.

HOLANDA, S.B. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio, 1971.

HOLANDA, S.B. Rebelião e Convenção I. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 20 de abril de 1952. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093092_04&pesq=%22Claro%20Enigma%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=13785 Acesso em: 22 de janeiro de 2022.

HOLANDA, S.B. Rebelião e Convenção II. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 27 de abril de 1952. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093092_04&pesq=%22A%20ingaia%20ci%C3%AAncia%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=13884

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093092_04&pesq=%22A%20ingaia%20ci%C3%AAncia%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=13887 Acesso em: 22 de janeiro de 2022.

LIMA, Alceu A. O Jornalismo Como Gênero Literário. São Paulo, Edusp, 1960.

MARQUES, Ivan Francisco. O gauche e seu carnaval: um estudo sobre o modernismo mineiro. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

MERQUIOR, J. G. Verso Universo na Poesia de Carlos Drummond De Andrade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.

OS DOIS ÚLTIMOS LIVROS. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 30 de dezembro de 1951. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093092_04&pesq=%22Claro%20Enigma%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=12187 Acesso em: 10 de janeiro de 2022.

PIGNATARI, D. “A Situação Atual da Poesia no Brasil”, Contracomunicação, São Paulo, Perspectiva, 1971.

PRADO, Paulo. Retrato do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 2012.

SANTOS, Francisco Marques. “Artistas do Rio Colonial”. In Anais do Terceiro Congresso da História Nacional, IHGB, 8º vol., 1942, p.495.

SIMÕES, J.G. Carlos Drummond de Andrade e a Poesia de Circunstância. A Manhã, Rio de Janeiro, 8 de fev. 1953. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=114774&pesq=%22Claro%20Enigma%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=3463

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=114774&pesq=%22Claro%20Enigma%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=3470 Acesso em 23 de abril 2022.

SOARES, Antonio Francisco. ““Relação dos magníficos carros, que se fizerão de arquitetura, perspectiva, e fogos; Os quaes se executaram por Ordem D. Illust. E Excel. Senhor Luiz de Vasconcellos, Capitão General de Mar, e Terra, e Vice Rei dos Estados do Brasil, nas Festividades dos Despozorios dos Serenissimos Senhores Infantes de Portugal. Nesta Cidade do Rio de Janeiro. Em 2 de Fevereiro de 1786. Feita na Praça Mais Lustroza e publica do Passeio desta Cidade, Executados e Ideados pelo O mínimo subdito Antonio Francisco Soares, Ajudante agregado” (Manuscrito IHGB/RJ. Publicado em Mello Júnior, D., 1989, p. 353-364).

SOARES, Antonio Francisco. “Epithalamio Metrico que canta a muza franciscana Fluminense nos felicíssimos despozorios dos Serenissimos S. S. Infantes de Portugal e Castella oferecido ao Ilmo. e Exmo. Snr. Vice Rei do Estado o senhor Luiz de Vasconcellos e Souza por mãos do Ministro Provincial dos Reformados da Imaculada Conceição do Brasil, 1786” (Manuscrito 9,1, 26 – Biblioteca Nacional).

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

de Almeida, C. R. R. (2023). Drummond, O carnavalesco:: As “arquiteturas não arquitetadas” de Claro Enigma. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/15695

Edição

Seção

Literatura