O movimento teórico de Ferdinand de Saussure no Phonétique e no(s) Curso(s) de Linguística Geral
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre o movimento teórico de Ferdinand de Saussure acerca do aspecto fônico da língua no manuscrito Phonétique. Pautamo-nos pela ideia de movimento teórico estabelecido por Silveira (2007) para tecermos uma comparação entre o que Saussure apresenta no manuscrito de 1881-1884 e o que ele teoriza, 20 anos depois, nas suas aulas para os cursos de Linguística Geral em Genebra, no que tange ao aspecto fônico. Para tanto, utilizamos o caderno de Constantin, que frequentou as aulas na Universidade de Genebra, e o Curso de Linguística Geral em comparação com
excertos do manuscrito citado, no intuito de analisar como ambos os materiais se aproximam na discussão de questões sobre a língua – essa que mais tarde haveria de ser delimitada como o objeto para a Linguística Moderna.
Palavras-chave: Saussure. Manuscritos. Phonétique. Curso de Linguística Geral. Aspecto fônico da língua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.