Rei Lear: texto, performance e adaptação

Autores

  • Paulo da Silva Gregório Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Shakespeare, Rei Lear, Performance, Adaptação, Beckett

Resumo

Este artigo examina como Rei Lear ganha sentido no palco e na tela por meio de práticas adaptativas que transcendem o texto shakespeariano. As noções de heteroglossia e dialogismo propostas por Bakhtin (1981) serão invocadas como caminhos para se entender a interação dialógica de vários textos, linguagens e discursos pela qual Rei Lear é reinventada em diferentes contextos e mídias. Olhar para a peça a partir de um prisma dialógico amplia o escopo de uma visão textocêntrica de Shakespeare, a qual posiciona o texto como um artefato estável e a principal fonte de significado em produções shakespearianas para o palco e para a tela. Veremos como Lear foi ressignificada, de modo distinto, por meio de associações com o teatro moderno em uma montagem teatral e uma adaptação fílmica da peça. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

da Silva Gregório, P. (2021). Rei Lear: texto, performance e adaptação. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(1), 1–17. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/13386

Edição

Seção

Literatura