Factualidade e contexto semântico-sintático do pretérito imperfeito do subjuntivo

Autores

  • Angela Cristina Di Palma Back Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Márluce Coan Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Imperfeito do subjuntivo. Factualidade. Contexto semântico- -sintático. Irrealis. Contrafactuais.

Resumo

Nesta pesquisa, tratamos do pretérito imperfeito do subjuntivo com base em dois parâmetros: factualidade e contexto semântico-sintático. Apoiamo-nos em pressupostos funcionalistas e analisamos, qualitativa e quantitativamente, 350 dados orais. A análise da factualidade, por meio dos traços de referencialidade e particularização, revelou três identidades: 1. menos particularizado e mais referencial; 2. menos particularizado e menos referencial; e 3. mais particularizado e mais referencial. Da análise do contexto semântico-sintático, depreende-se o uso prioritário em adverbiais com escopo irrealis, destacando-se, também, os usos contrafactuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Cristina Di Palma Back, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós- Graduação em Educação da UNESC. Coordenadora do Grupo de Pesquisas LITTERA - Correlações entre cultura, processamento e ensino: a linguagem em foco.

Márluce Coan, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará; Coordenadora dos grupos de pesquisa SOCIOLIN-CE e SOCIOLIN-LE; bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq, nível 2.

Downloads

Publicado

2021-02-18

Como Citar

Di Palma Back, A. C., & Coan, M. (2021). Factualidade e contexto semântico-sintático do pretérito imperfeito do subjuntivo. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(1), 1–13. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/13003

Edição

Seção

Língua e Linguística