CHAMADA 2023/3: Dossiê Temático - Do papel ao digital: práticas de leitura literária

2024-05-06

Anunciamos a chamada para publicação de artigos no dossiê temático do terceiro número de 2024, v. 26, n. 3 (dezembro/2023):Do papel ao digital: práticas de leitura literária

Data de início das submissões: 07/05/2024

Prazo final de submissão: 01/08/2024

Comissão organizadora:

Profa. Dra. Alleid Ribeiro Machado (UPM)

Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos (UPM)

Profa. Dra. Valéria Bussola Martins (UPM)

Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.

Recomendamos a leitura das Diretrizes para Autores antes de fazer a submissão.

Ementa:

Ao entrar no universo escolar, as possibilidades de leitura literária, normalmente, expandem-se visto que não são apenas os pais que ofertam leituras. Além disso, surgem reflexões entre os colegas de classe e os professores. Na fase escolar, dessa forma, a realidade transforma-se e não há mais aquela visão unilateral vinda da própria família. É nesse momento que as habilidades de leitura da palavra podem, e devem, ser desenvolvidas de forma mais aprofundada e crítica. Entretanto, o desenvolvimento da capacidade de interpretar textos literários continuará a depender, fundamentalmente, de uma junção de fatores, que, frequentemente, envolve a família, a escola e a sociedade. Essa tríade influenciará todo o processo de aquisição e desenvolvimento da leitura literária e auxiliará na formação integral do indivíduo, contribuindo para a criatividade, para o senso de coletividade e para a compreensão de outras realidades de vida. Com recorrência, a leitura literária, no papel ou no ambiente digital, também oferece autonomia às pessoas para que elas vivam em sociedade de maneira mais empática.

Este dossiê convida a todos a refletir sobre a leitura literária na contemporaneidade, em ambiente familiar, escolar ou social. A chamada deste dossiê está aberta para artigos acadêmicos que tratem de diferentes formas de se incentivar a leitura literária como uma prática que precisa ser preservada entre gerações. Em função do mundo em que estamos inseridos, são bem-vindas propostas que tratem da temática tanto no papel quanto no digital. Dentre os possíveis tópicos de interesse do dossiê, destacam-se os seguintes:

  • Leitura literária na escola
  • Formação de leitores
  • Literatura digital e formação de leitores
  • Leitura literária em ambiente digital
  • Produção de conteúdo literário em mídias sociais
  • Mitos na literatura
  • Leitura literária e autoria feminina
  • Literatura e questões de gênero