O Biodiesel na Matriz Energética Veicular Brasileira.

Autores

  • Carolina Parada Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Mattheus Fabiani Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sílvia Maria Stortini González Velázquez Universidade Prebiteriana Mackenzie

Resumo

Este artigo visa apresentar a situação atual do biodiesel na matriz energética brasileira, estudar a viabilidade de expansão da sua participação, os testes e ensaios para validação do uso da mistura B5 em motores e veículos, o processo produtivo do biodiesel, os desafios existentes, a conciliação das preocupações ambientais com a intensificação das culturas de oleaginosas, as espécies utilizadas como matéria-prima, os aspectos e interesses econômicos envolvidos, as rotas tecnológicas, bem como discutir a eficácia dos programas governamentais. São construídos cenários, para avaliar os efeitos do uso gradativo do biodiesel como combustível da frota pública da cidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Parada, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ex-aluna do Curso de Engenharia Mecânica

Mattheus Fabiani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ex-aluno do Curso de Engenharia Mecânica

Sílvia Maria Stortini González Velázquez, Universidade Prebiteriana Mackenzie

Graduada em Engenharia Química pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985), Mestre (2000) e Doutora (2006) em Energia pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia (PIPGE) da Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado, Professora Adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pesquisadora do Centro Nacional de Referência em Biomassa - CENBIO, atuando principalmente na geração de energia a partir da biomassa e em biocombustíveis líquidos.

Referências

NASCIMENTO, Maria da Graça; COSTA NETO, Pedro Ramos da; MAZZUCO, Lilian Maria. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento. 2001.

CHING, Wang Hsiu; RODRIGUES, Clóvis Walter. Cartilha Biodiesel. São Paulo, SEBRAE, 2010.

BRANCO, Gabriel Murgel; WALSH, Michael P. Controle da poluição dos veículos a diesel: uma estratégia para o progresso no Brasil. Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. São Paulo, 2005.

ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível. Boletim mensal do biodiesel. 2011.

BEN - Balanço Energético Nacional. Relatório final 2010 – Balanço energético nacional. 2010.

UBRABIO. Revista Ubrabio. O Biodiesel e sua Contribuição ao Desenvolvimento Brasileiro. 2010.

DUARTE, Alice. Revista biodieselbr. Por dentro de uma Usina – Ano 3, Nº 17. 2010.

AMARAL, Daniel Furlan. Desmistificando o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel: A visão da indústria brasileira de óleos vegetais. Relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. 2009.

FERREIRA, José Rincon; CRISTO, Carlos Manuel. O futuro da indústria: biodiesel. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Brasília, 2006.

ANDRADE, Edilson Bernadim; MENEZES, Rafael Silva; DUARTE, Adriano Filho. Testes e ensaios para validação do uso da mistura biodiesel B5 em motores e veículos. Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Brasília, 2009.

SP Trans – São Paulo Transporte S.A. Alternativas Energéticas ao Diesel de petróleo. 2010.

IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change. Guidelines for

National Greenhouse Gas Inventories: General Guidance

and Reporting. 2006. Disponível em: <http://www.ipcc-nggip.iges.or.jp/public/2006gl/vol1.html> Acesso em: 06/08/2011.

Projeto BEST/CNPq – Perspectivas para o Uso do Etanol no Transporte Público Urbano. Desenvolvido pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO) e financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2012-11-24

Como Citar

Parada, C., Fabiani, M., & Velázquez, S. M. S. G. (2012). O Biodiesel na Matriz Energética Veicular Brasileira. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/4270

Edição

Seção

Artigos