Autoeficácia de técnicos esportivos: um estudo exploratório

Autores

  • Roberto Tadeu Iaochite Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Roberta Ribeiro Vieira Universidade São Judas Tadeu – Brasil

Resumo

 

A qualidade do trabalho do técnico esportivo relaciona-se com o julgamento que o mesmo faz sobre sua própria capacidade de atuar, ou autoeficácia do técnico esportivo. Este estudo identificou a autoeficácia de técnicos esportivos. Trinta e seis técnicos esportivos participaram do estudo respondendo a um questionário de caracterização e escala de autoeficácia do técnico esportivo. Os resultados revelaram escores elevados para a dimensão da eficácia para a formação do caráter dos atletas, além das dimensões ligadas à eficácia técnica para ensinar, eficácia para a estratégia de jogo e motivação. Esses resultados, ainda que exploratórios, oferecem pistas para refletir sobre o papel da autoeficácia na preparação e atuação dos técnicos esportivos em diferentes contextos.

 

Palavras-chave: autoeficácia; técnico esportivo; formação profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Tadeu Iaochite, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Prof. Assistente Doutor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, campus Rio Claro.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Como Citar

Iaochite, R. T., & Vieira, R. R. (2013). Autoeficácia de técnicos esportivos: um estudo exploratório. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4700