Construção de Uma Carteira de Ações por Meio de Cointegração com a Carteira de Referência: Evidências a Partir de Ações da Bolsa de Valores de São Paulo
Résumé
Este artigo examina o desempenho de uma estratégia de indexação dinâmica geral de ativos baseada em cointegração, do ponto de vista da eficiência de mercado, observando diferentes níveis de risco e regimes. Esta nova carteira será comparada com a carteira do modelo de Markowitz. A identificação desses regimes autoregressivos no processo de geração de retornos no mercado brasileiro de ações, especialmente na BOVESPA, para o período pós Plano Real (janeiro de 1995 a setembro de 2004) será elaborado através do Modelo de Regimes de Conversão de Markov. Com este modelo é possível identificar a estrutura não linear dos dados com relação à média condicional e com relação à variância condicional. Como resultado, a dinâmica do processo de geração poderá ser função de ciclos de crescimento (“bull markets”) e decrescimento (“bear markets”).
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur des articles publiés dans Revista de Economia Mackenzie appartient aux auteurs, qui accordent à l'Universidade Presbiteriana Mackenzie les droits exclusifs de publier le contenu. La reproduction totale ou partielle est interdite sans l'autorisation préalable du comité éditorial, sauf autorisation préalable.Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.