Construção de Uma Carteira de Ações por Meio de Cointegração com a Carteira de Referência: Evidências a Partir de Ações da Bolsa de Valores de São Paulo
Resumen
Este artigo examina o desempenho de uma estratégia de indexação dinâmica geral de ativos baseada em cointegração, do ponto de vista da eficiência de mercado, observando diferentes níveis de risco e regimes. Esta nova carteira será comparada com a carteira do modelo de Markowitz. A identificação desses regimes autoregressivos no processo de geração de retornos no mercado brasileiro de ações, especialmente na BOVESPA, para o período pós Plano Real (janeiro de 1995 a setembro de 2004) será elaborado através do Modelo de Regimes de Conversão de Markov. Com este modelo é possível identificar a estrutura não linear dos dados com relação à média condicional e com relação à variância condicional. Como resultado, a dinâmica do processo de geração poderá ser função de ciclos de crescimento (“bull markets”) e decrescimento (“bear markets”).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Revista de Economia Mackenzie pertenecen a los autores, los cuales otorgan a la Universidade Presbiteriana Mackenzie los derechos exclusivos para publicar el contenido. La reproducción total o parcial está prohibida sin la debida autorización del Comité Editorial, excepto cuando se haya autorizado previamente.