O Mercado de Carbono como Instrumento de Conservação da Floresta Amazônica

Auteurs

  • Mariano Rua Lamarca Junior
  • César Roberto Leite da Silva

Résumé

Este trabalho analisa a questão ambiental presente nas políticas públicas para a Amazônia Legal, incluindo a Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/06), sancionada com o objetivo de regulamentar a gestão de florestas públicas no Brasil e promover o desenvolvimento sustentável. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto é sugerido como instrumento de conservação florestal. Por meio de um cenário hipotético de desmatamento “zero” e 100% do carbono não emitido vinculado a projetos de conservação florestal, estimou-se que uma receita econômica equivalente à da exploração madeireira poderia ser obtida no mercado de carbono, contribuindo para a manutenção do equilíbrio climático, reduzindo a emissão de Gases de Efeito Estufa, bem como mantendo preservados os valores da biodiversidade e dos serviços ambientais relacionados à floresta em pé (não derrubada).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mariano Rua Lamarca Junior

Engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

César Roberto Leite da Silva

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP) Professor da PUC e pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA)

Téléchargements

Publiée

2009-05-15

Comment citer

Lamarca Junior, M. R., & Leite da Silva, C. R. (2009). O Mercado de Carbono como Instrumento de Conservação da Floresta Amazônica. Revista De Economia Mackenzie, 7(1). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/512

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice