O Mercado de Carbono como Instrumento de Conservação da Floresta Amazônica

Authors

  • Mariano Rua Lamarca Junior
  • César Roberto Leite da Silva

Abstract

Este trabalho analisa a questão ambiental presente nas políticas públicas para a Amazônia Legal, incluindo a Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/06), sancionada com o objetivo de regulamentar a gestão de florestas públicas no Brasil e promover o desenvolvimento sustentável. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto é sugerido como instrumento de conservação florestal. Por meio de um cenário hipotético de desmatamento “zero” e 100% do carbono não emitido vinculado a projetos de conservação florestal, estimou-se que uma receita econômica equivalente à da exploração madeireira poderia ser obtida no mercado de carbono, contribuindo para a manutenção do equilíbrio climático, reduzindo a emissão de Gases de Efeito Estufa, bem como mantendo preservados os valores da biodiversidade e dos serviços ambientais relacionados à floresta em pé (não derrubada).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariano Rua Lamarca Junior

Engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

César Roberto Leite da Silva

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP) Professor da PUC e pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA)

Published

2009-05-15

How to Cite

Lamarca Junior, M. R., & Leite da Silva, C. R. (2009). O Mercado de Carbono como Instrumento de Conservação da Floresta Amazônica. Revista De Economia Mackenzie, 7(1). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/512

Issue

Section

Artigos