Religião e Educação: Uma Análise do Desempenho dos Estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio
Mots-clés :
Religião, Educação, Métodos Quase-ExperimentaisRésumé
O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da religião protestante sobre o desempenho acadêmico. Para tanto, considerou-se o precedente de Max Weber e da literatura que aponta a importância da educação no movimento liderado por Martinho Lutero. Deste modo, optou-se por trabalhar com a comparação entre as confissões protestante e católica. A fim de atingir o objetivo proposto, foram utilizados os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) da edição de 2009. A estratégia empírica seguiu uma abordagem quase-experimental, utilizando o estimador de Mínimos Quadrados Ordinários ponderados por pesos gerados com a técnica de balanceamento por entropia. Os resultados encontrados indicam que os candidatos protestantes ou evangélicos apresentaram melhor desempenho nas provas de ciências humanas; ciências da natureza; linguagens e redação. Por outro lado, os católicos apresentaram melhor desempenho na prova de matemática, corroborando assim com outros estudos realizados para o Brasil.
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