Religião e Educação: Uma Análise do Desempenho dos Estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio

Autores/as

  • Gerson Silva dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Gallego Ziero Uhr Universidade Federal de Pelotas
  • Silvio da Rosa Paula Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Religião, Educação, Métodos Quase-Experimentais

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo evaluar el efecto de la religión protestante en el rendimiento académico. Para ello, se consideró el precedente de Max Weber y la literatura que señala la importancia de la educación en el movimiento liderado por Martín Lutero. Así, se decidió trabajar con la comparación entre las confesiones protestante y católica. Para lograr el objetivo propuesto se utilizaron microdatos del Examen Nacional de Enseñanza Media (ENEM) 2009. La estrategia empírica siguió un enfoque cuasi-experimental, utilizando el estimador de Mínimos Cuadrados Ordinarios ponderados por pesos generados con la técnica de balanceo de entropía. Los resultados encontrados indican que los candidatos protestantes o evangélicos obtuvieron mejores resultados en las pruebas de humanidades; ciéncias de la naturaleza; lenguas y escritura. Por otro lado, los católicos obtuvieron mejores resultados en la prueba de matemáticas, lo que corrobora otros estudios realizados para Brasil.

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Biografía del autor/a

Gerson Silva dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Júlia Gallego Ziero Uhr, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta do departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) da UFPel. Possui mestrado e doutorado em economia pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Economia com ênfase em economia ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Naturais, Meio Ambiente, Direito e Economia e Economia Aplicada.

Silvio da Rosa Paula, Universidade Federal de Pelotas

Bolsista pesquisador no Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (PPGOM/UFPel). Mestre em Economia Aplicada PPGOM / UFPel. Pós-graduado em Machine Learning e Inteligência Artificial pela Faculdade Anhanguera. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas UFPEL.

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Publicado

2023-07-27

Cómo citar

Silva dos Santos, G., Gallego Ziero Uhr, J., & da Rosa Paula, S. (2023). Religião e Educação: Uma Análise do Desempenho dos Estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio. Revista De Economia Mackenzie, 20(1), 36–57. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/15496

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