O Efeito diploma no mercado de trabalho não qualificado: Uma aplicação da função de Mincer para o Brasil
Mots-clés :
Educação. Efeito Diploma. Equação Minceriana. Mercado de Trabalho. Rendimentos.Résumé
Nos anos de 2001, 2004 e 2007, o Brasil proporcionou uma ampliação na oferta de vagas para o ensino superior através dos programas FIES, PROUNI e REUNI. Em decorrência disso, esse artigo objetiva analisar o efeito que essa proporção de diplomados do ensino superior ocasionou nos rendimentos dos indivíduos com o ensino médio. A partir dos microdados da PNAD/IBGE para os anos de 2001, 2004, 2007, 2011 e 2015, aplicou-se a base teórica e empírica da equação Minceriana nas estimações. Os resultados aferem que investir no ensino superior traz altas taxas de retornos para todos os anos estudados, já investir até o ensino médio apresentou retornos cada vez mais declinantes, com uma variação negativa de 87,8% entre 2001 e 2015. Conclui-se que as diferenças de renda entre os diplomados do ensino médio e ensino superior, possivelmente, está correlacionado com uma maior demanda por trabalhadores mais qualificados no mercado de trabalho.
Téléchargements
Références
Campolina, A. S., & Carareto, E. S. (2013). Aplicação de Microdados da PNAD na Determinação das Taxas de Retorno na Educação no Estado de Goiás. Revista Gestão, Inovação e Negócios, (2), 01-26.
Chaves, A. L. L. (2002). Determinação dos rendimentos na Região Metropolitana de Porto Alegre: uma verificação empírica da Teoria do Capital Humano. Ensaios FEE, 23, 399-420.
Crespo, A. R. V., & Reis, M. C. (2006). O efeito-diploma no Brasil.
Gujarati, D. N., & Porter, D. C. (2011). Econometria básica-5. Amgh Editora.
Hoffmann, R., & Simão, R. C. S. (2005). Determinantes do rendimento das pessoas ocupadas em Minas Gerais em 2000: o limiar no efeito da escolaridade e as diferenças entre mesorregiões. Nova Economia, 15(2).
INEP (2000). Sinopse Estatística da Educação Superior 2000. Brasília: INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse> Acesso em: 15 de outubro de 2020.
INEP (2015). Sinopse Estatística da Educação Superior 2015. Brasília: INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse> Acesso em: 15 de outubro de 2020.
Jaeger, D. A., & Page, M. E. (1996). Degrees matter: New evidence on sheepskin effects in the returns to education. The review of economics and statistics, 733-740.
Kassouf, A. L. (2019). Retornos à escolaridade e ao treinamento nos setores urbano e rural do Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, 35(2), 59-76.
Katz, L. F., & Murphy, K. M. (1992). Changes in relative wages, 1963–1987: supply and demand factors. The quarterly journal of economics, 107(1), 35-78.
Liu, V. Y., Belfield, C. R., & Trimble, M. J. (2015). The medium-term labor market returns to community college awards: Evidence from North Carolina. Economics of Education Review, 44, 42-55.
Menezes-Filho, N. A. (2001). A evolução da educação no Brasil e seu impacto no mercado de trabalho. Instituto Futuro Brasil, 43.
Mincer, J. A. (1974). The human capital earnings function. In Schooling, Experience, and Earnings (pp. 83-96). NBER.
Neto, L. F. F. (1998). Determinantes da participação no mercado de trabalho e dos rendimentos e retornos aos investimentos em capital humano. Análise Econômica, 16(29).
Oppedisano, V. (2011). The (adverse) effects of expanding higher education: Evidence from Italy. Economics of Education Review, 30(5), 997-1008.
Oppedisano, V. (2014). Higher education expansion and unskilled labour market outcomes. Economics of Education Review, 40, 205-220.
Salvato, M., Duarte, A., & Cavalcanti, P. (2007). Disparidades regionais ou educacionais. Um exercício com contrafactuais. Mimeografado.
Salvato, M. A., & Silva, D. G. (2008). O impacto da educação nos rendimentos do trabalhador: uma análise para a região metropolitana de Belo Horizonte. SEMINÁRIO SOBRE A ECONOMIA MINEIRA, 13.
Valverde, R., & Silva, C. (2013). Retornos da educação formal sobre o rendimento do trabalho na Bahia. IX Encontro de Economia Baiana-EEB, Anais... Salvador.
Wooldridge, J. M. (2015). Introductory econometrics: A modern approach. Cengage learning.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur des articles publiés dans Revista de Economia Mackenzie appartient aux auteurs, qui accordent à l'Universidade Presbiteriana Mackenzie les droits exclusifs de publier le contenu. La reproduction totale ou partielle est interdite sans l'autorisation préalable du comité éditorial, sauf autorisation préalable.Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.