O Efeito diploma no mercado de trabalho não qualificado: Uma aplicação da função de Mincer para o Brasil

Autores/as

  • Jayane Freires Ferreira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Andréa Ferreira da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • José Alexandre Queiroga do Nascimento Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Pedro Willame Pereira da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)

Palabras clave:

Educação. Efeito Diploma. Equação Minceriana. Mercado de Trabalho. Rendimentos.

Resumen

Nos anos de 2001, 2004 e 2007, o Brasil proporcionou uma ampliação na oferta de vagas para o ensino superior através dos programas FIES, PROUNI e REUNI. Em decorrência disso, esse artigo objetiva analisar o efeito que essa proporção de diplomados do ensino superior ocasionou nos rendimentos dos indivíduos com o ensino médio. A partir dos microdados da PNAD/IBGE para os anos de 2001, 2004, 2007, 2011 e 2015, aplicou-se a base teórica e empírica da equação Minceriana nas estimações. Os resultados aferem que investir no ensino superior traz altas taxas de retornos para todos os anos estudados, já investir até o ensino médio apresentou retornos cada vez mais declinantes, com uma variação negativa de 87,8% entre 2001 e 2015. Conclui-se que as diferenças de renda entre os diplomados do ensino médio e ensino superior, possivelmente, está correlacionado com uma maior demanda por trabalhadores mais qualificados no mercado de trabalho.

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Publicado

2022-05-23

Cómo citar

Freires Ferreira, J., Ferreira da Silva, A. ., Alexandre Queiroga do Nascimento, J., & Willame Pereira da Silva, P. . (2022). O Efeito diploma no mercado de trabalho não qualificado: Uma aplicação da função de Mincer para o Brasil. Revista De Economia Mackenzie, 19(1), 216–240. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/14980

Número

Sección

Artigos