O Efeito diploma no mercado de trabalho não qualificado: Uma aplicação da função de Mincer para o Brasil
Palabras clave:
Educação. Efeito Diploma. Equação Minceriana. Mercado de Trabalho. Rendimentos.Resumen
Nos anos de 2001, 2004 e 2007, o Brasil proporcionou uma ampliação na oferta de vagas para o ensino superior através dos programas FIES, PROUNI e REUNI. Em decorrência disso, esse artigo objetiva analisar o efeito que essa proporção de diplomados do ensino superior ocasionou nos rendimentos dos indivíduos com o ensino médio. A partir dos microdados da PNAD/IBGE para os anos de 2001, 2004, 2007, 2011 e 2015, aplicou-se a base teórica e empírica da equação Minceriana nas estimações. Os resultados aferem que investir no ensino superior traz altas taxas de retornos para todos os anos estudados, já investir até o ensino médio apresentou retornos cada vez mais declinantes, com uma variação negativa de 87,8% entre 2001 e 2015. Conclui-se que as diferenças de renda entre os diplomados do ensino médio e ensino superior, possivelmente, está correlacionado com uma maior demanda por trabalhadores mais qualificados no mercado de trabalho.
Descargas
Citas
Campolina, A. S., & Carareto, E. S. (2013). Aplicação de Microdados da PNAD na Determinação das Taxas de Retorno na Educação no Estado de Goiás. Revista Gestão, Inovação e Negócios, (2), 01-26.
Chaves, A. L. L. (2002). Determinação dos rendimentos na Região Metropolitana de Porto Alegre: uma verificação empírica da Teoria do Capital Humano. Ensaios FEE, 23, 399-420.
Crespo, A. R. V., & Reis, M. C. (2006). O efeito-diploma no Brasil.
Gujarati, D. N., & Porter, D. C. (2011). Econometria básica-5. Amgh Editora.
Hoffmann, R., & Simão, R. C. S. (2005). Determinantes do rendimento das pessoas ocupadas em Minas Gerais em 2000: o limiar no efeito da escolaridade e as diferenças entre mesorregiões. Nova Economia, 15(2).
INEP (2000). Sinopse Estatística da Educação Superior 2000. Brasília: INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse> Acesso em: 15 de outubro de 2020.
INEP (2015). Sinopse Estatística da Educação Superior 2015. Brasília: INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse> Acesso em: 15 de outubro de 2020.
Jaeger, D. A., & Page, M. E. (1996). Degrees matter: New evidence on sheepskin effects in the returns to education. The review of economics and statistics, 733-740.
Kassouf, A. L. (2019). Retornos à escolaridade e ao treinamento nos setores urbano e rural do Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, 35(2), 59-76.
Katz, L. F., & Murphy, K. M. (1992). Changes in relative wages, 1963–1987: supply and demand factors. The quarterly journal of economics, 107(1), 35-78.
Liu, V. Y., Belfield, C. R., & Trimble, M. J. (2015). The medium-term labor market returns to community college awards: Evidence from North Carolina. Economics of Education Review, 44, 42-55.
Menezes-Filho, N. A. (2001). A evolução da educação no Brasil e seu impacto no mercado de trabalho. Instituto Futuro Brasil, 43.
Mincer, J. A. (1974). The human capital earnings function. In Schooling, Experience, and Earnings (pp. 83-96). NBER.
Neto, L. F. F. (1998). Determinantes da participação no mercado de trabalho e dos rendimentos e retornos aos investimentos em capital humano. Análise Econômica, 16(29).
Oppedisano, V. (2011). The (adverse) effects of expanding higher education: Evidence from Italy. Economics of Education Review, 30(5), 997-1008.
Oppedisano, V. (2014). Higher education expansion and unskilled labour market outcomes. Economics of Education Review, 40, 205-220.
Salvato, M., Duarte, A., & Cavalcanti, P. (2007). Disparidades regionais ou educacionais. Um exercício com contrafactuais. Mimeografado.
Salvato, M. A., & Silva, D. G. (2008). O impacto da educação nos rendimentos do trabalhador: uma análise para a região metropolitana de Belo Horizonte. SEMINÁRIO SOBRE A ECONOMIA MINEIRA, 13.
Valverde, R., & Silva, C. (2013). Retornos da educação formal sobre o rendimento do trabalho na Bahia. IX Encontro de Economia Baiana-EEB, Anais... Salvador.
Wooldridge, J. M. (2015). Introductory econometrics: A modern approach. Cengage learning.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Revista de Economia Mackenzie pertenecen a los autores, los cuales otorgan a la Universidade Presbiteriana Mackenzie los derechos exclusivos para publicar el contenido. La reproducción total o parcial está prohibida sin la debida autorización del Comité Editorial, excepto cuando se haya autorizado previamente.