Competitividade Internacional, Taxa de Câmbio e Comércio Paulista de Veículos Aéreos: 1997-2016
Résumé
Este artigo tem como objetivo investigar a competitividade do setor de veículos aéreos do Estado de São Paulo no período de 1997 a 2016; e, como a taxa de câmbio impactou nas relações comerciais. Para tanto, são construídos três índices e realizados dois testes econométricos aplicados à séries temporais: o Índice de Vantagens Relativas nas Exportações (IVRE), o Índice de Competitividade Revelada (ICRV), o Índice de Orientação Regional (IOR); e, os testes de Cointegração de Johansen e o de Causalidade de Granger. Os resultados mostram indícios de que o setor conseguiu se estabelecer no mercado mundial com vantagens nos e , tendo como principal parceiro, verificado a partir do , a União Europeia (UE). No que se refere à taxa de câmbio, os testes mostraram que não existe relação de longo prazo entre as exportações de veículos aéreos e a taxa de câmbio real efetiva.Téléchargements
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur des articles publiés dans Revista de Economia Mackenzie appartient aux auteurs, qui accordent à l'Universidade Presbiteriana Mackenzie les droits exclusifs de publier le contenu. La reproduction totale ou partielle est interdite sans l'autorisation préalable du comité éditorial, sauf autorisation préalable.Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.