Competitividade Internacional, Taxa de Câmbio e Comércio Paulista de Veículos Aéreos: 1997-2016

Authors

  • Patrick Leite Santos Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Este artigo tem como objetivo investigar a competitividade do setor de veículos aéreos do Estado de São Paulo no período de 1997 a 2016; e, como a taxa de câmbio impactou nas relações comerciais. Para tanto, são construídos três índices e realizados dois testes econométricos aplicados à séries temporais: o Índice de Vantagens Relativas nas Exportações (IVRE), o Índice de Competitividade Revelada (ICRV), o Índice de Orientação Regional (IOR); e, os testes de Cointegração de Johansen e o de Causalidade de Granger. Os resultados mostram indícios de que o setor conseguiu se estabelecer no mercado mundial com vantagens nos  e , tendo como principal parceiro, verificado a partir do , a União Europeia (UE). No que se refere à taxa de câmbio, os testes mostraram que não existe relação de longo prazo entre as exportações de veículos aéreos e a taxa de câmbio real efetiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patrick Leite Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Economia pela URCA, Mestre em Economia pela UFU e Doutorando em Economia pela UFU.

Published

2018-08-07

How to Cite

Santos, P. L. (2018). Competitividade Internacional, Taxa de Câmbio e Comércio Paulista de Veículos Aéreos: 1997-2016. Revista De Economia Mackenzie, 15(1). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/11057

Issue

Section

Artigos