Drawback para o Café Solúvel Brasileiro: Uma Análise de Mercado

Autores/as

  • Maria Sylvia Macchione Saes Universidade de São Paulo
  • Marislei Nishijima Fundação Getulio Vargas de São Paulo

Resumen

Este artigo discute os condicionantes da atual inserção do café solúvel brasileiro no mercado internacional, bem como a sua evolução recente. O Brasil tem reduzido sua participação relativa nesse mercado considerado competitivo. Levando em conta as características do mercado internacional e o comportamento de seus concorrentes, avalia a possibilidade de uso de

 

drawback para o setor como forma de garantir condições de igualdade de operação. Os resultados das análises teórica e empírica sugerem que momentos de gargalos na produção do café verde, principal insumo do café solúvel, com conseqüente aumento de seu preço interno, afetam negativamente a demanda externa pelo café solúvel brasileiro. Além disso, sugerem que a perda temporária de alguns mercados de países tradicionais compradores tende a ser definitiva.

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Biografía del autor/a

Maria Sylvia Macchione Saes, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

Marislei Nishijima, Fundação Getulio Vargas de São Paulo

Professora da Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Publicado

2009-06-26

Cómo citar

Saes, M. S. M., & Nishijima, M. (2009). Drawback para o Café Solúvel Brasileiro: Uma Análise de Mercado. Revista De Economia Mackenzie, 5(5). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/800

Número

Sección

Artigos