OS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA COM ÍNDIA E CHINA

Autores

  • Marcel Ferreira Oliveira FEA-USP Doutorando de Economia
  • Marislei Nishijima Universidade de São Paulo Profa. Associada

Resumo

O estudo investiga os custos sociais e impactos da adoção da adesão ao Acordo Trade Related Aspects of Intellectual Property (TRIPS) sobre o sistema de inovação do setor produtivo farmacêutico do Brasil em comparação com China e Índia. Focando sua estrutura produtiva à luz do fortalecimento do regime de propriedade intelectual sobre a oferta de medicamentos, a literatura aponta mudanças pouco significativas do setor brasileiro. Os custos de bem-estar da adesão foram relativamente baixos, mas a indústria manteve capacidade tecnológica relativamente pequena no pós-TRIPS. Os ganhos do acordo se relacionam com as características específicas da indústria farmacêutica em cada país, levando em conta a estrutura de mercado e a capacidade imitativa, bem como a forma como cada país se preparou para a transição, como evidenciado pela experiência da China e da Índia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Ferreira Oliveira, FEA-USP Doutorando de Economia

Aluno de doutorado em teoria econômica do Instituto de Pesquisa Econômica da FEA da Universidade de São Paulo, pesquisa a área de desenvolvimento econômico.

Marislei Nishijima, Universidade de São Paulo Profa. Associada

Atualmente sou Professora Associada do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). Realizei pós doutoramento na Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV) em 2007/2008 e fui Professora pesquisadora do Departamento de Economia da Universidade de Boston  (BU) em 2014/2015. Meus principais interesses em pesquisas são as áreas de economia da saúde, economia da informação e economia política, trabalhando com análises de intervenção.

 

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Oliveira, M. F., & Nishijima, M. (2018). OS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA COM ÍNDIA E CHINA. Revista De Economia Mackenzie, 15(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/11603

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)