OS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA COM ÍNDIA E CHINA
Abstract
O estudo investiga os custos sociais e impactos da adoção da adesão ao Acordo Trade Related Aspects of Intellectual Property (TRIPS) sobre o sistema de inovação do setor produtivo farmacêutico do Brasil em comparação com China e Índia. Focando sua estrutura produtiva à luz do fortalecimento do regime de propriedade intelectual sobre a oferta de medicamentos, a literatura aponta mudanças pouco significativas do setor brasileiro. Os custos de bem-estar da adesão foram relativamente baixos, mas a indústria manteve capacidade tecnológica relativamente pequena no pós-TRIPS. Os ganhos do acordo se relacionam com as características específicas da indústria farmacêutica em cada país, levando em conta a estrutura de mercado e a capacidade imitativa, bem como a forma como cada país se preparou para a transição, como evidenciado pela experiência da China e da Índia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of papers published in the Revista de Economia Mackenzie belongs to the authors, who grant to the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization of the Editorial Committee, except when it is previously authorized.