Organizações, instituições e tecnologia na agroindústria sucroalcooleira: aplicação da abordagem de sistema setorial de inovação
Resumen
O trabalho investiga as interações entre os agentes econômicos, verificando a premissa de que a inovação e a competitividade em uma indústria são sistêmicas, que co-evoluem. Nesse sentido, utilizou-se a abordagem de Sistema Setorial de Inovação definida por Malerba (2002), analisando a relação entre as dimensões de análise: organizações, tecnologias e instituições, na Indústria Sucroalcooleira de Alagoas, o maior produtor e exportador de açúcar e etanol da região Nordeste. Após uma pesquisa exploratória e descritiva, os resultados apontaram para uma interação positiva entre estas três dimensões de análise; mostraram que há interação entre as universidades e os centros de pesquisa; e que grande parte do avanço tecnológico advém de parcerias públicas e privadas. Destaca-se que o esforço de pesquisa se concentra na área genética e em inovações de processos. O estudo, assim, indica que há um sistema de inovação localmente circunscrito.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Revista de Economia Mackenzie pertenecen a los autores, los cuales otorgan a la Universidade Presbiteriana Mackenzie los derechos exclusivos para publicar el contenido. La reproducción total o parcial está prohibida sin la debida autorización del Comité Editorial, excepto cuando se haya autorizado previamente.