REDUÇÃO DO IPI NO SETOR AUTOMOTIVO E EM OUTROS SETORES DA INDÚSTRIA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS EM PREÇOS A PARTIR DA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO
Resumen
Objetiva-se analisar os impactos da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos automotores nos preços de 37 setores da economia; posteriormente, observar se tais impactos seriam mais acentuados se subsídios equivalentes àquela redução fossem aplicados em outros setores chave da economia. Para realizar estas avaliações, foi construído e empregado um modelo de insumo-produto, através das Tabelas de Recursos e Usos providas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2013. Os resultados obtidos mostram que os efeitos sobre as reduções de preços são maiores e alcançam mais setores quando o subsídio é aplicado em setores chave da economia, como o de fabricação de químicos orgânicos/inorgânicos, resinas e elastômeros; produção de ferro-gusa/ferro-ligas, siderurgia e tubos de aço sem costura; e energia elétrica, gás natural e outras utilidades.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-07-02
Cómo citar
da Silva Filho, L. A., & da Cunha, M. P. (2020). REDUÇÃO DO IPI NO SETOR AUTOMOTIVO E EM OUTROS SETORES DA INDÚSTRIA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS EM PREÇOS A PARTIR DA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO. Revista De Economia Mackenzie, 17(1), 165–189. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/12830
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Revista de Economia Mackenzie pertenecen a los autores, los cuales otorgan a la Universidade Presbiteriana Mackenzie los derechos exclusivos para publicar el contenido. La reproducción total o parcial está prohibida sin la debida autorización del Comité Editorial, excepto cuando se haya autorizado previamente.