O Conceito de Empresa na Teoria Econômica: Uma Revisão das Principais Contribuições
Abstract
O objetivo do presente trabalho é identificar a evolução do conceito de empresa na teoria econômica. Nesse sentido, retoma-se o conceito original de empresa como unidade econômica, cujo objetivo é alocar racionalmente os fatores de produção de modo a maximizar os lucros. Tal visão era coerente com as primeiras etapas da Revolução Industrial, quando prevalecia um grande número de pequenas empresas que operavam em um mercado menos concentrado. A nova dinâmica de crescimento da estrutura industrial, ocorrida a partir do final do século XIX, caracterizada pelas grandes sociedades anônimas e intensificada pelos processos de fusões e incorporações, modificou profundamente a visão do conceito de empresa e de empresário na teoria econômica. As empresas, para manter seu
market share e garantir sua sobrevivência, passam a ser vistas como centros difusores de ondas de destruição criativa. Onde havia a possibilidade técnica de exploração de ganhos de escala, surgiram grandes conglomerados verticalmente integrados em suas cadeias produtivas, que operavam nos grandes mercados. Essa verticalização passou a exigir uma tecnoestrutura empresarial especializada e assalariada. Desse modo, a dinâmica inovativa associada à ciência acelerou o processo de desenvolvimento tecnológico, afetando o próprio conceito de empresário.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of papers published in the Revista de Economia Mackenzie belongs to the authors, who grant to the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization of the Editorial Committee, except when it is previously authorized.