A Neutralidade da Moeda e o Papel das Expectativas Sob o Regime de Metas de Inflação no Brasil: Uma Leitura Pós-Keynesiana
Resumo
O objetivo do presente trabalho é discutir a neutralidade da moeda confrontando a teoria pós-keynesiana com a teoria ortodoxa. A formação das expectativas por parte dos agentes em relação a um futuro repleto de incertezas, no período que abrange a adoção do regime de metas de inflação no Brasil, é o período que será alvo desta discussão. Com base em um modelo econométrico de séries temporais, que visa estimar se mudanças na inflação são seguidas de adoção de políticas monetárias contracionistas a fim de evidenciar o caráter não neutro da moeda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.