A Neutralidade da Moeda e o Papel das Expectativas Sob o Regime de Metas de Inflação no Brasil: Uma Leitura Pós-Keynesiana
Abstract
O objetivo do presente trabalho é discutir a neutralidade da moeda confrontando a teoria pós-keynesiana com a teoria ortodoxa. A formação das expectativas por parte dos agentes em relação a um futuro repleto de incertezas, no período que abrange a adoção do regime de metas de inflação no Brasil, é o período que será alvo desta discussão. Com base em um modelo econométrico de séries temporais, que visa estimar se mudanças na inflação são seguidas de adoção de políticas monetárias contracionistas a fim de evidenciar o caráter não neutro da moeda.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of papers published in the Revista de Economia Mackenzie belongs to the authors, who grant to the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization of the Editorial Committee, except when it is previously authorized.