Dinâmica econômica municipal nordestina e o contexto democrático: Uma análise a partir do Programa Bolsa Família e o mercado eleitoral
Abstract
Este artigo teve o objetivo de analisar o comportamento da dinâmica econômica municipal nordestina explicitada no Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao volume do Programa Bolsa Família (PBF) destinado a cada ente, a proporção obtida dos Votos pelo Prefeito Eleito (VPE) diante do conjunto de votantes participantes do pleito no local e a Coligação Partidária do Prefeito Eleito (CPPE) estabelecida ou não com o governador estadual, partindo de variáveis per capita, no período de 2004, 2008, 2012 e 2016. Metodologicamente, usou-se à mensuração dos resultados da pesquisa o modelo de regressão quantílica para os dados em painel. Os resultados mostraram que que o PIB respondeu positivamente ao PBF e negativamente na maioria dos municípios ao VPE e o CPPE não trouxe impactos favoráveis sobre a economia municipal nordestina.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 William Gledson e Silva, Francisco Danilo da Silva Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The copyright of papers published in the Revista de Economia Mackenzie belongs to the authors, who grant to the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization of the Editorial Committee, except when it is previously authorized.