Construção de Uma Carteira de Ações por Meio de Cointegração com a Carteira de Referência: Evidências a Partir de Ações da Bolsa de Valores de São Paulo

  • Patrícia Marília Ricomini e Almeida Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Herbert Kimura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Diogenes Manoel Leiva Martin Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Wilson Toshiro Nakamura Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este artigo examina o desempenho de uma estratégia de indexação dinâmica geral de ativos baseada em cointegração, do ponto de vista da eficiência de mercado, observando diferentes níveis de risco e regimes. Esta nova carteira será comparada com a carteira do modelo de Markowitz. A identificação desses regimes autoregressivos no processo de geração de retornos no mercado brasileiro de ações, especialmente na BOVESPA, para o período pós Plano Real (janeiro de 1995 a setembro de 2004) será elaborado através do Modelo de Regimes de Conversão de Markov. Com este modelo é possível identificar a estrutura não linear dos dados com relação à média condicional e com relação à variância condicional. Como resultado, a dinâmica do processo de geração poderá ser função de ciclos de crescimento (“bull markets”) e decrescimento (“bear markets”).

Biografia do Autor

Patrícia Marília Ricomini e Almeida, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Herbert Kimura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e pela Escola de Administração do Estado de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV).

Diogenes Manoel Leiva Martin, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor permanente da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Wilson Toshiro Nakamura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Publicado
2009-06-29
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##